28/05/2017

* 2017 - Dia Mundial do Hambúrguer

Dia 28 de maio é comemorado o dia do hambúrguer, uma das comidas mais amadas e consumidas pela população mundial. O hambúrguer é o principal símbolo do Fast Food, e são encontrados no mercado de várias maneiras, desde um simples com pão, carne e queijo, até os mais especiais feitos com filé, picanha e molhos mais trabalhados.
No Brasil, o hambúrguer chegou em meados dos anos 50. Assim como diversos pratos e ingredientes, o hambúrguer também tem uma história controversa. De concreto nessa história, apenas o fato dos EUA não ser o criador do hambúrguer. Os americanos contribuíram adicionando o pão ao hambúrguer, e tornando-o sanduiche, isso quando o hambúrguer chegou á América trazido por imigrantes alemães vindos de Hamburgo. Muitos acham que o hambúrguer foi criado na cidade de Hamburgo, na Alemanha, no século 17. Mas segundo historiadores, o hambúrguer foi criado muito antes (século 13) na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo. 
Depois disso o hambúrguer começou a se consolidar no mundo, sendo que os nômades da Ásia Ocidental tem grande parte dessa responsabilidade, pois eles desenvolveram uma técnica de temperar a carne, para conservar por mais tempo. A cidade de Hamburgo na Alemanha só entra na história depois da “criação” dessa técnica, pois marinheiros alemães passaram a cozinhar a carne que era consumida crua, e levaram a iguaria para a América. Apesar dos Americanos não serem os criadores do hambúrguer, foi a partir dos EUA que o hambúrguer conquistou o mundo, e por isso hoje é o país onde mais de consome hambúrgueres anualmente. 
O hambúrguer está muito presente nas refeições das pessoas, e a necessidade de se alimentar em menos tempo, aliada ao saboroso gosto dos sanduíches, impulsionam esse consumo. Com o desenvolvimento da Gastronomia, foram criados muitos hambúrgueres “sofisticados”, feitos com outros tipos de carne, com queijos especiais, molhos diferentes, saindo um pouco do tradicional fast food.
As pessoas estão ficando com o paladar mais exigente, e por isso esse mercado dos “Hambúrgueres gourmet” se abriu. 
Hoje no mercado encontramos hambúrgueres feitos com vários tipos de carne bovina, frango, porco, e até mesmo avestruz. Ele pode ser recheado, frito ou assado e etc! Vale a criatividade…. 

http://www.petitgastro.com.br/28-de-maio-dia-mundial-do-hamburguer/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails