26/05/2017

* 2017 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado anualmente em 26 de maio. Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data.
O glaucoma é uma doença que provoca a perda progressiva da visão, levando a total cegueira, quando não tratada precocemente.  Por isso, o aconselhável é que as pessoas com mais de 40 anos façam exames oftalmológicos periódicos, com a finalidade de detectar sinais prematuros desta doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos em todo o mundo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas. Porém, a estimativa é que 65 milhões de pessoas tenham glaucoma, sendo esta doença a maior causadora da cegueira irreversível no mundo.
No Brasil, esta data foi oficialmente instituída a partir do decreto de lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002, que decretou a celebração anual do dia 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.
A Sociedade Brasileira de Glaucoma organiza anualmente a Semana Nacional de Combate ao Glaucoma, com a promoção de várias atividades e discussões mediáticas sobre o tema.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails