24/05/2017

* 2017 - Dia do Telegrafista

O Dia do Telegrafista é comemorado no dia 24 de maio. O telegrafista foi, por muitos anos, o profissional responsável pelo envio e recebimento de mensagens muito antes do surgimento do telefone e da internet. Ele o fazia através de um aparato denominado telégrafo, que foi o primeiro equipamento utilizado para comunicação a distância. As mensagens eram transmitidas por Código Morse, nome dado em razão de seu inventor, Samuel Morse. O telégrafo é conhecido por ter sido o ponto de partida para o desenvolvimento da comunicação a distância, sua evolução até o que temos nos dias de hoje acabou por causar a extinção da profissão do telegrafista.
Historia
Foi no dia 24 de maio de 1884 que se deu a inauguração da primeira linha telegráfica no mundo. Ela ligava as cidades de Washington e Baltimore, nos Estados Unidos. A primeira transmissão foi feita pelo próprio Samuel Morse, e sua mensagem foi: “O que Deus tem feito!”, que foi recebida com sucesso pelo telegrafista em Baltimore, que a ouviu e repetiu perfeitamente. Podemos identificar, nesse momento, o início da evolução histórica da comunicação. O telégrafo foi amplamente utilizado por corporações militares por muitos anos, especialmente na Primeira Guerra Mundial. Somente a partir da Segunda Guerra Mundial é que se passou a utilizar outras modalidades, mas ainda assim em conjunto com a telegrafia. Muito embora o telégrafo tenha caído em desuso nos dias de hoje, o Código Morse ainda é amplamente utilizado na navegação marítima e aérea, em satélites e no radioamadorismo. No Brasil, o dia do telegrafista foi introduzido pelo então presidente Getúlio Vargas, que sempre foi admirador dessa profissão, classificando o telegrafista como um herói anônimo que prestava serviços necessários, sempre de forma eficiente, para a sociedade.
Importância


No início do século XX o telegrama era a forma mais rápida de comunicação, era utilizada por pessoas comuns da sociedade, por empresas e especialmente em períodos de guerra para transmissão de informações. Devido a sua importância e prestigio, a função de telegrafista era disputada pelos jovens, tratava-se de uma profissão difícil e o era necessário muito esforço para aprender as técnicas da telegrafia. Podemos considerar o telégrafo o precursor de diversas tecnologias que utilizamos nos dias de hoje, especialmente o rádio, além de ter sido o primeiro meio eficiente de comunicação a distância.
Nos dias de hoje, estamos na era digital, os meios de comunicação são cada vez mais velozes e eficazes, em uma questão de segundos uma informação se propaga por todo o mundo através da internet. Dessa forma, muitos meios de comunicação que antes eram essenciais acabaram desaparecendo, isso ocorreu com as cartas e também com o telegrafista, uma vez que o próprio telégrafo se tornou obsoleto.
https://www.calendariobr.com.br/dia-do-telegrafista#.WQasZvkrKG4

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails