05/09/2017

* 2017 - Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia é comemorado no dia 05 de setembro e possui como principal objetivo voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta. Essa data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. A Amazônia possui aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul, e é o habitat de inúmeras espécies de seres vivos. Estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos.
Além disso, a Amazônia é uma grande fonte de matérias-primas utilizadas na medicina, na alimentação e em outras atividades comerciais. Apesar de o Ministério do Meio Ambiente afirmar que nos últimos dez anos o desmatamento caiu, a Amazônia ainda tem vivido uma intensa destruição. São comuns os relatos de derrubada das árvores para extração de madeira, grandes áreas destruídas pela mineração e criação de hidrelétricas, além de grandes extensões devastadas para a criação de pastos e desenvolvimento da agricultura, como é o caso das plantações de soja. A destruição da Amazônia afeta principalmente a biodiversidade. Com a perda de espécies, os seres humanos também são afetados, uma vez que, muitas vezes, os seres vivos que entram em extinção eram utilizados economicamente ou para o próprio consumo humano, principalmente pelas comunidades tradicionais. Além da perda de biodiversidade, a destruição da Amazônia afeta o equilíbrio climático de todo o planeta, uma vez que altera as chuvas no nosso país e no restante da América Latina.
Além disso, a devastação da Amazônia, que é um grande reservatório de carbono, também pode causar a liberação desse elemento para a atmosfera. Para deter a destruição desse importante patrimônio natural, é fundamental o uso sustentável dos recursos e também o fim do desmatamento. Outro ponto importante é criar áreas de conservação e investir em fiscalização das terras para impedir que as leis sejam descumpridas. Algumas organizações não governamentais atuam na Amazônia para evitar a sua destruição.
Entre essas ONGs, podemos citar a WWF-Brasil (World Wildlife Fund) e o Greenpeace.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/05-setembro-dia-amazonia.htm
ACESSEM AQUI:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-da-amazonia.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails