24/09/2017

*2017 - Pediatra tira dúvidas sobre vacinas e orienta cuidados para evitar a gripe

Pais devem estar atentos aos sinais da gripe em crianças


O bom e velho repouso, com hidratação adequada e oferta frequente de alimentos, ainda pode ser o melhor remédio para as crianças vítimas de resfriados. A proximidade do inverno faz com que os pais de crianças menores de cinco anos comecem a se preparar para as idas constantes ao médico.

Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengard e endocrinopediatra, diz que, quando surgirem os sintomas, os pais devem observar o filho em casa, deixando a criança em repouso, evitando locais com aglomerações, lavando as mãos dos pequenos com frequência e realizando hidratação e dieta conforme a aceitação das crianças. “Como estarão com menos apetite deve-se diminuir o volume de alimentos por refeição e aumentar a frequência da oferta de alimentos no dia”.

A médica explica que alguns sinais podem indicar que é hora de procurar um médico: febre que persiste por mais de 72 horas, prostração acentuada, dificuldade respiratória, dor de ouvido, secreção nasal purulenta, recusa a ingesta de líquidos e tosse por mais de dez dias. Outro ponto de atenção é com relação aos sinais e sintomas, um resfriado ou gripe podem iniciar com dor de garganta, coriza, obstrução nasal, espirros, tosse e febre de intensidade variável. “Alguns vírus podem até causar diarreia”, completa. Durante a evolução podem surgir, ainda, inquietação, choro fácil, recusa alimentar, vômitos, alterações do sono e dificuldade respiratória. Em crianças maiores, pode haver incidência de dores musculares, dor de cabeça e calafrios.

Nesse período do ano é ainda mais importante estar com a carteira de vacinação em dia. As crianças com mais de seis meses de idade devem ser vacinadas contra a gripe. A vacina protege contra quatro tipos de vírus: A/H1N1, A/H3N2, B/Brisbane e B/Phuket, os principais causadores de surtos de gripe no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e Anvisa.

Crianças que tenham alergia ao ovo devem ter cuidados especiais, tomando a vacina apenas se indicado pelo pediatra e procurando locais de vacinação com equipe e equipamentos apropriados para tratamento de reações alérgicas.

Outro fator importante é fazer com que a criança se sinta confortável no ambiente, para isso, o Laboratório Frischmann Aisengard conta com salas dedicadas ao atendimento infantil, e ao final as crianças recebem um “Certificado de Coragem”, além de máscaras dos personagens da turma do Scooby Doo.

Cuide da sua saúde mantendo sua vacinação em dia:

A prevenção é sempre o melhor para a manutenção da saúde. Por isso, estar com a carteira de vacinação em dia é uma importante forma de evitar doenças. O Laboratório Frischmann Aisengart dispõe de diversas vacinas, entre elas, a da vacina quadrivalente contra a gripe, que já está disponível. Ela protege contra as infecções causadas pelo vírus influenza, e sua composição é definida pela Organização Mundial de Saúde. Devido à curta duração de sua proteção - aproximadamente 1 ano - e a possibilidade de mudança da composição, deve-se tomar a vacina da gripe anualmente. Mais informações: www.labfa.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails