12/09/2017

* 2017 - Dia Nacional da Recreação

Durante muito tempo, acreditou-se que havia uma oposição entre brincar e aprender, até mesmo quando se tratava de educação infantil. Para aprender era preciso parar de brincar. Hoje, sabemos que, quando há estímulo à brincadeira, os resultados podem ser muito mais duradouros e profundos. Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.
O que é a recreação ?
Definição
A recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca, manipulando a realidade, explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando, tudo se torna uma tarefa de alegria. Mostrar de um outra forma de um outro  ponto de vista uma realidade.

Finalidade
Tem como finalidade desenvolver a disciplina, observação, reflexo e paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos.
Objetivo
Relaxar, gastar energia, apreender algo, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhorar as relações entre pessoas. Motivar para uma atividade onde o lúdico (mostrar de uma outra forma a realidade, brincando toma o papel da realidade. Esta pôr sua vez deve conter regras claras e ter função educativa, antes de começar o jogo deve-se fazer uma narração minuciosa).
Caracteristicas principais 
A alegria geral, a manipulação do tempo; lugar, existe criatividade, poucos recursos e muitos resultados

Diferenças da recreação com relação a esporte e divertimento
Esporte e recreação: no esporte existe toda uma institucionalização, ou seja, regras, normas de conduta, e a escolha do vencedor e também o mesmo deve-se praticar em lugares equipados. Divertimento e recreação: no caso do divertimento, ele tem como consequência o inesperado, ja que desde do início da pratica não se tem nada definido.
 O recreador
Apresentação pessoal
Independente de onde, como, quando e com quem seja o programa, a apresentação pessoal do recreador deverá ser a mais adequada e correta, assumindo uma postura cristã impecável. Afinal, querendo ou não, ele é o centro das atenções, e como o centro das atenções, suas ações, expressões, vocabulário, aparência pessoal e vestuário, terá grande influência sobre os participantes.
Vestuário
As roupas do recreador não devem ser chamativas. Seu tênis deve sempre estar de acordo com o local e terreno. Ele jamais deverá ser motivo de comentários. Seu agasalho, calça, camiseta ou shorts não poderá ser justo do tipo agarrado. Em caso de roupa de banho, deve usar uma sunga de natação, ou maiô também de natação.

Aparência pessoal
A aparência pessoal, (barba, cabelo,unhas, bom hálito) é importantes para o êxito de um programa.
Um perfume discreto ou desodorante nunca fez mal a ninguém.
Vocabulário
O recreador não deve utilizar vocabulário de "baixa qualidade" para se comunicar com os adolescentes e jovens. Está aí uma valiosa oportunidade de ensinar a importância de uma comunicação verbal aprimorada.O tom da voz também é importante.
Gestos
Alguns gestos podem levar os participantes a pensamentos errados. São gestos que entendemos significar uma determinada coisa, porém aqueles que nos assistem ou nos observam interpretam de maneira completamente diferente. Isto ocorre muito em atividades em que se utiliza a mímica como instrumento motivador, ou executor.
Tipos e recreação
Recreação simples:
É um programa de atividades humorísticas de cunho puramente hilário. Neste tipo de recreação, você não deverá utilizar atividades de desafio físico, ou intelectual. Usará apenas o humor e trabalhará em um processo de descontração absoluta, que resultará em uma descarga de tensões, que será liberada através do riso dos participantes.
Recreação formativa:
Define-se como uma recreação que tem o papel de ensinar algo prático e testar as capacidades e aptidões neuropsicomotoras. Esta forma de aplicação procura sempre deixar uma mensagem positiva e gravar no consciente dos participantes práticas que lhes serão úteis hoje, amanhã e sempre.
O fator destreza está intensamente ligado a este tipo de programa, e utilizará sempre, além da força física e agilidade, o intelecto dos participantes, que por sua vez testarão intrinsecamente.

Recreação mista:
Esta recreação funde em uma só todas as qualidades das outras recreações, tendo com isto o objetivo de recrear e ensinar.
Conclusão
A criança só se desenvolve se tiverem oportunidade de expressar o que sente e quando você ouve  o seu sentimento isto para ela trabalhar com amor.A criança só sente ouvida quando você interage em um dialogo, respeitando o seu ritmo, gostam de fazer parte daquilo que esta acontecendo e fica feliz quando lhe são atribuídas responsabilidades, nunca se esqueça de olhar  para os olhos delas mesmo que sejam muitas,,humor,espírito jovem,pronto a ouvir,voz calma,linguagem adequada, sinceridade,paciência e compreensão, motivação,limites estabelecidos são coisas que elas esperam de nos.
Fonte:http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/2012/09/12-de-setembro-dia-nacional-da-recreacao.html
ACESSEM NO LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-nacional-da-recreacao.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails