Durante
muito tempo, acreditou-se que havia uma oposição entre brincar e aprender, até
mesmo quando se tratava de educação infantil. Para aprender era preciso parar
de brincar. Hoje, sabemos que, quando há estímulo à brincadeira, os resultados
podem ser muito mais duradouros e profundos. Para a criança a recreação é
fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma
lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação,
onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.
O
que é a recreação ?
Definição
A
recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca, manipulando a
realidade, explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando, tudo
se torna uma tarefa de alegria. Mostrar de um outra forma de um outro ponto de vista uma realidade.
Finalidade
Tem
como finalidade desenvolver a disciplina, observação, reflexo e paciência e
acrescentar a tudo: bons hábitos.
Objetivo
Relaxar,
gastar energia, apreender algo, instruir, serve para comunicar algo, serve para
melhorar as relações entre pessoas. Motivar para uma atividade onde o lúdico
(mostrar de uma outra forma a realidade, brincando toma o papel da realidade.
Esta pôr sua vez deve conter regras claras e ter função educativa, antes de
começar o jogo deve-se fazer uma narração minuciosa).
Caracteristicas
principais
A
alegria geral, a manipulação do tempo; lugar, existe criatividade, poucos
recursos e muitos resultados
Diferenças
da recreação com relação a esporte e divertimento
Esporte
e recreação: no esporte existe toda uma institucionalização, ou seja, regras,
normas de conduta, e a escolha do vencedor e também o mesmo deve-se praticar em
lugares equipados. Divertimento e recreação: no caso do divertimento, ele tem
como consequência o inesperado, ja que desde do início da pratica não se tem
nada definido.
O recreador
Apresentação
pessoal
Independente
de onde, como, quando e com quem seja o programa, a apresentação pessoal do
recreador deverá ser a mais adequada e correta, assumindo uma postura cristã
impecável. Afinal, querendo ou não, ele é o centro das atenções, e como o
centro das atenções, suas ações, expressões, vocabulário, aparência pessoal e
vestuário, terá grande influência sobre os participantes.
Vestuário
As
roupas do recreador não devem ser chamativas. Seu tênis deve sempre estar de
acordo com o local e terreno. Ele jamais deverá ser motivo de comentários. Seu
agasalho, calça, camiseta ou shorts não poderá ser justo do tipo agarrado. Em
caso de roupa de banho, deve usar uma sunga de natação, ou maiô também de
natação.
Aparência
pessoal
A
aparência pessoal, (barba, cabelo,unhas, bom hálito) é importantes para o êxito
de um programa.
Um
perfume discreto ou desodorante nunca fez mal a ninguém.
Vocabulário
O
recreador não deve utilizar vocabulário de "baixa qualidade" para se
comunicar com os adolescentes e jovens. Está aí uma valiosa oportunidade de
ensinar a importância de uma comunicação verbal aprimorada.O tom da voz também
é importante.
Gestos
Alguns
gestos podem levar os participantes a pensamentos errados. São gestos que
entendemos significar uma determinada coisa, porém aqueles que nos assistem ou
nos observam interpretam de maneira completamente diferente. Isto ocorre muito
em atividades em que se utiliza a mímica como instrumento motivador, ou
executor.
Tipos
e recreação
Recreação
simples:
É
um programa de atividades humorísticas de cunho puramente hilário. Neste tipo
de recreação, você não deverá utilizar atividades de desafio físico, ou intelectual.
Usará apenas o humor e trabalhará em um processo de descontração absoluta, que
resultará em uma descarga de tensões, que será liberada através do riso dos
participantes.
Recreação
formativa:
Define-se
como uma recreação que tem o papel de ensinar algo prático e testar as
capacidades e aptidões neuropsicomotoras. Esta forma de aplicação procura
sempre deixar uma mensagem positiva e gravar no consciente dos participantes
práticas que lhes serão úteis hoje, amanhã e sempre.
O
fator destreza está intensamente ligado a este tipo de programa, e utilizará
sempre, além da força física e agilidade, o intelecto dos participantes, que
por sua vez testarão intrinsecamente.
Recreação
mista:
Esta
recreação funde em uma só todas as qualidades das outras recreações, tendo com
isto o objetivo de recrear e ensinar.
Conclusão
A
criança só se desenvolve se tiverem oportunidade de expressar o que sente e
quando você ouve o seu sentimento isto
para ela trabalhar com amor.A criança só sente ouvida quando você interage em
um dialogo, respeitando o seu ritmo, gostam de fazer parte daquilo que esta
acontecendo e fica feliz quando lhe são atribuídas responsabilidades, nunca se
esqueça de olhar para os olhos delas
mesmo que sejam muitas,,humor,espírito jovem,pronto a ouvir,voz calma,linguagem
adequada, sinceridade,paciência e compreensão, motivação,limites estabelecidos
são coisas que elas esperam de nos.
Fonte:http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/2012/09/12-de-setembro-dia-nacional-da-recreacao.html
ACESSEM NO LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-nacional-da-recreacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário