20/09/2017

* 2017 - Sem medo do medo


Saiba diferenciar quando o medo ajuda ou atrapalha sua vida 

O medo é uma sensação natural, um legado evolutivo vital que leva o organismo a evitar ameaças, tendo um valor óbvio na sobrevivência humana. Essa emoção, produzida pela percepção de um perigo presente ou iminente, é normal em situações apropriadas. O medo deve estar presente em uma intensidade ideal, nem mais, nem menos. O medo excessivo ocorre em situações em que a maior parte das pessoas não o manifestariam, tornando-se dessa forma, exagerado ou irracional. Mas, como diferenciar esses tipos de medo no seu comportamento no dia a dia? Quando é que o medo te protege e quanto ele te prejudica?
O psicólogo Eraldo Melo nos conta que o medo é uma emoção de adaptação psicológica que experimentamos desde o começo dos tempos, servindo para que o ser humano evoluísse e avançasse. O primeiro passo, para conseguir enfrentar o medo, está em identificar se é um medo racional ou irracional. “O medo racional surge quando o indivíduo está realmente em uma situação de perigo. Já o medo irracional é aquele que surge quando não há o que temer, como o medo do escuro, por exemplo,” explica o psicólogo.
Enxergar e identificar seus medos e aflições torna possível solucioná-los. “Um medo racional pode salvar o indivíduo de uma situação fatal, ou arriscada, que o prejudica de alguma maneira. O irracional pode paralisá-lo e impedir que ele conquiste algo, avance viva determinada experiência sem que exista uma causa real para senti-lo”, esclarece Eraldo.
O psicólogo aconselha a tentar se preparar para essas situações de medo, buscando enfrentá-lo. O medo racional pode ser resolvido apenas com medidas de precaução e cuidado. Enquanto o irracional requer uma análise profunda a respeito da essência do medo, podemos estar falando de uma fobia ou transtorno psicológico, tornando necessária uma consulta com o especialista. “É fundamental pensar no que está gerando o medo, pensar no passado, em ocasiões vividas, o que precisou enfrentar, qual foi o efeito disso. Identificar é primeiro passo para enfrentar a situação do medo”, conta.
Enfrentar e derrotar o medo é uma atitude que só depende de quem sofre o medo. Precisa partir do indivíduo esse impulso. Para confrontar um medo irracional, coloque-se à prova dele. Encare seu medo, pouco a pouco, alguns minutos até ir se acostumando à situação, repetindo esse teste até superá-lo por completo. Esse tipo de técnica recomenda-se que seja feito com o a supervisão de um psicólogo.
“O medo pode ser um obstáculo crucial para o nosso crescimento, para podermos seguir em frente e, por isso, é importante aprender a enfrentá-lo. Se permitirmos que o medo nos pare, paralisamos, deixando que nossos objetivos muitas vezes escapem”, ressalta o psicólogo.
Todos sentem medo. Não é possível evitá-lo, mas sim, é importante e necessário aprender a combatê-lo e usá-los a seu favor.
Serviço: Eraldo Felipe de Melo
Psicólogo e Psicanalista
CRP:09/009766
(64)-9 8122-5397| (64)-3433-1818

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails