O
prazer da pintura ao ar livre data de muito tempo, antes mesmo dos
impressionistas. Para quem ainda não sabe, “en plein air” é uma expressão
francesa que significa ao ar livre, particularmente usada para descrever o ato
de pintar a paisagem no local. Pintar
ao ar livre é quase um esporte, o artista tem que caminhar no mato, entrar em
grotas e subir serras, e mais, carregando aproximadamente uns seis quilos de
equipamento. Significa
passar horas no campo com o cavalete armado debaixo do sol, às vezes, protegido somente com um guarda-sol ou à
sombra de uma árvore, cercado por insetos que vêm de toda parte. Agora
você me pergunta, vale a pena? Sim vale.
A recompensa no começo, nem sempre
será um trabalho bom, e sim, a experiência proporcionada pelo contato direto com o natural. É claro
que em dias quentes o melhor é usar uma referência fotográfica no aconchego do
ateliê, pois, estamos em um país tropical. IMG_5603Quando
fazemos um “plein air” estamos diante de um aprendizado sem igual,
principalmente quando já conhecemos, mesmo que pouco, as misturas de cores. Também
treinamos nossos olhos a medirem o valor de um matiz, conseguimos ver uma cor
mesmo que ela esteja completamente na sombra. Na fotografia, mesmo que,
regulando bem os recursos da câmera, ainda deixa muito a desejar.
O
processo de pintar usando um modelo obriga o artista a ser mais prático, principalmente
quando se trata de pintar paisagem, pois num espaço de duas horas, sombras e
luzes mudam completamente de lugar. Isso
faz com que o artista aplique pinceladas largas, com pincéis que cobrem com
facilidade grandes áreas da tela. Esse ato atribui ao trabalho grande
expressividade. A
ordem como o artista compõe deixa muito claro, no final do trabalho, que tudo
foi feito com grande destreza. Com
o tempo o artista seleciona os materiais mais práticos para este fim, como
maleta e cavalete de camping, telas pequenas, para facilitar o transporte, e um
número menor de cores.g4075
Quando
é possível pintar mais de uma tela, é necessário ter recursos para armazenar e
transportar as pinturas sem que elas estraguem. Telas
de pequenos formatos facilitam a execução do trabalho. O trabalho feito ao ar
livre pode servir de referência para uma pintura de grande porte. Portanto
é preciso praticar, mesmo que no começo o artista não consiga bons resultados,
a experiência adquirida será muito útil no futuro. Com a prática os bons
resultados irão aparecendo aos poucos. http://viniciusfsilvastudio.com.br/en-plein-air/
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/search?q=Dia+da+Pintura+ao+Ar+Livre
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