14/09/2017

* 2017 - Inverno não é desculpa para descuidar da saúde


Mesmo com as baixas temperaturas é importante não deixar as atividades físicas de lado

Praticar exercícios físicos no inverno não é nada fácil. São inúmeras as desculpas que arrumamos para deixar de exercitar o corpo nesta época do ano. Além do mais, é neste período que sentimos mais fome e mais vontade de ingerir comidas calóricas e gordurosas. E, também, temos muita vontade de estar embaixo das cobertas, assistindo a um filme, de preferência, comendo aquela comida gostosa, na maioria das vezes com baixa qualidade vitamínica e rica em calorias.

Além disso, geralmente, usamos as temperaturas mais baixas como desculpa para deixar o exercício de lado ou adiar o início das atividades físicas. “É importante continuar a rotina de praticar exercícios mesmo nessa época do ano. Com as temperaturas mais baixas precisamos de mais gordura e maior quantidade de comida para manter o corpo aquecido. Para manter a qualidade de vida, a boa alimentação e os exercícios são fundamentais e não podemos deixar a energia corporal cair e a preguiça tomar conta”, diz Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart.

Para aqueles que estão habituados a praticar atividade física regularmente, a queda da temperatura não é motivo para parar. “O que precisamos é respeitar nosso corpo. Se você vai realizar um exercício ao ar livre e está frio, se agasalhe melhor, de acordo com o clima”, orienta a médica.

As lesões nessa época do ano acabam aumentando porque as pessoas não se preparam para o início da atividade física e acabam exigindo um esforço maior do corpo. “A musculatura precisa ser ativada antes dos exercícios e, no frio, é normal que a resposta demore um pouco mais do que no verão. O segredo está no aquecimento”, pontua. “Treinar faz bem à saúde, aumenta a imunidade, oferece mais disposição e traz mais uma série de benefícios para a saúde”, completa.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails