08/09/2017

* 2017 - Dia Internacional do Jornalista

Julius Fucik foi um jornalista nascido em Praga, República Tcheca, que dedicou sua vida à sua profissão e, apoiado nela, lutou contra os ideais nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Inspirando ideias de independência aos povos oprimidos, Fucick, acreditando que todo jornalista deveria voltar seus esforços para defender os mais fracos e zelar pela liberdade de expressão, acabou sendo morto no dia 08 de setembro de 1943 por razões políticas. Para homenageá-lo, a Organização Mundial das Nações Unidas estabeleceu a data de hoje, 8 de setembro, como o Dia Internacional do Jornalista.
A profissão, de lá para cá, sofreu muitas mudanças em sua estrutura e, com o advento da internet e de algumas ferramentas específicas como o Twitter, o trabalho tornou-se muito mais complexo pois, além de ter ciência de um fato, apurá-lo, redigir um texto e revisá-lo, o jornalista deve fazer isso de um modo muito mais veloz do que fazia antigamente. Contudo, algumas características básicas dessa tão antiga profissão (o jornal mais antigo de que se tem notícia data de 59 a.C.!), entre elas manter uma postura ética, comunicar-se bem e trazer informações que somam à sociedade como um todo, permanecem intactas até hoje, dando norte tanto para novatos quanto para veteranos.
Por essas e outras razões, a Manager Online reverência e parabeniza todos os jornalistas por seu dia. por: Thiago Dantas.
http://blog.manager.com.br/2011/09/08/8-de-setembro-dia-internacional-jornalista.html
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-internacional-do-jornalista.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails