20/09/2017

* 2017 - Dia do Coletor de Lixo

LIXEIRO QUE NADA – ELES SÃO OS COLETORES DE LIXO
Uma pequena homenagem a estes profissionais Que lixo! A expressão se refere ao que não tem mais utilidade, ao que foi usado até o fim, ao que não presta mais ou até mesmo para brincar com coisas a que se quer atribuir algum desprezo. Agora vamos visualizar a seguinte cena: um saco de lixo grande, aberto no canto da sua cozinha, recebendo todo tipo de restos: sobras de comida, embalagens de papelão, cascas de frutas e seus caroços, papéis, plásticos, vidros, garrafas pet, enfim, tudo o que se produz em uma semana, com ou sem desperdício. Com o saco cheio, dá-se um nó na ponta. Ao lado dele vem mais um e assim por diante. Quem nos salva desta tragédia é o senhor coletor de lixo – vulgarmente conhecido por lixeiro.
Se não houvesse a coleta de lixo, o que seria da sua casa? O mau cheiro, as moscas, as baratas e talvez os ratos, poderiam achar que seria uma festa. Se sentiriam convidados para o banquete e certamente marcariam presença. Seria um pesadelo, mas é a realidade.
Ao todo, atualmente são 492 veículos que circulam pela cidade de São Paulo com aproximadamente 3,2 mil pessoas, funcionários de duas concessionárias, trabalhando nele para recolher algo por volta de 17 mil toneladas de lixo a cada dia. Do total, mais da metade, cerca de 10 mil toneladas, é produzido nas residências, tendo ainda o lixo hospitalar, entulhos, restos das feiras livres e as podas de árvores. São mais de 11 milhões de pessoas sujando as ruas, enchendo as lixeiras de casa ou do trabalho, porém, sendo beneficiadas pela coleta de lixo.
Trabalho duro para aqueles homens que têm a responsabilidade de, dia após dia, debaixo de chuva, sol ou lua, correrem muito para retirar das calçadas aquilo que usamos e descartamos.
Segundo o site da prefeitura foram coletados em 2009 os seguintes resíduos por dia:
Resíduo Domiciliar – 9.930 toneladas
Resíduo de Serviço de Saúde – 91 toneladas
Resíduo de Varrição – 266 toneladas
Resíduo Inerte – 2.366 toneladas
Resíduo Seletivo – 120 toneladas
Outros – 1.096 toneladas (poda, restos de feira e grandes objetos)
Resíduos de Construção Civil Coletado por Particulares – 2.841 toneladas
Lixeiro não é o coletor. Lixeiro é quem produz o lixo! Aliás, o coletor é quem executa o serviço oposto do lixeiro, pois ele recolhe e dá o fim apropriado para o lixo. Em consideração a este profissional, é importante que o cidadão se lembre de tomar alguns cuidados simples antes de colocar o seu montante na calçada e do quanto é perigoso por exemplo, um pedaço de vidro que não esteja embrulhado num jornal pois ele pode cortar a mão do coletor, amarrar bem a parte de cima do saco de lixo para não correr o risco abrir e ter o conteúdo espalhado pelo chão, ou ainda não colocar líquidos ou produtos que possam contaminar a pessoa que porventura venha a ter contato com ele.

Sobretudo, lembre-se de respeitar este profissional, cujo dia se destaca em 20 de setembro – dia do coletor de lixo. Parabéns a estes heróis, especialmente aos que passam pela rua onde eu moro, sempre com simpatia, sorriso no rosto, bom humor e muita agilidade. Eles sempre acham graça e fazem algum comentário do tipo: “cooorre!” quando eu saio de casa com o meu lixo na mão, às pressas, para não perder a passagem deles… Sei que não é fácil, mas também sei do seu valor. Por isso presto minha singela homenagem a estes profissionais que considero verdadeiros heróis.

https://multidatas.wordpress.com/2014/09/20/20-de-setembro-%E2%80%A2-dia-do-coletor-de-lixo/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails