18/09/2017

* 2017 - Dia dos Símbolos Nacionais

No dia 18 de Setembro é celebrado o Dia dos Símbolos Nacionais, onde são lembrados todos os símbolos nacionais do Brasil. 
O que são os símbolos nacionais 
Os símbolos nacionais são compostos por: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Esses símbolos foram instituídos através da Lei 5.700 de 1 de Setembro de 1971, que determinou quais seriam os símbolos nacionais e os padrões para utiliza-los de forma oficial. 
Significado de cada Símbolo Nacional 

Bandeira Nacional
Resultado de uma adaptação da Bandeira do Império Brasileiro foi criada logo após a Proclamação da República em 19 de Novembro de 1889, onde foi retirado o escudo imperial português para dar lugar a um círculo azul com estrelas na cor branca, sendo 27 estrelas, 26 representando os estados e 1 o Distrito Federal. As cores definidas da bandeira também carregam significado, sendo o retângulo verde por causa das matas e florestas, o amarelo representando o ouro e as riquezas, o azul o céu estrelado com a frase “Ordem e Progresso”. 

Hino Nacional
Composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), com música de Francisco Manuel da Silva (1795-1865), foi oficializado pela lei 5.700/71 e é tocado em cerimônias oficiais e eventos que tenham significado patriótico. 

Armas Nacionais
As Armas Nacionais também conhecidas como o Brasão de armas do Brasil, são um dos símbolos que foram criados junto à bandeira do Brasil, sendo obrigatório a sua utilização em prédios públicos nacionais como o palácio da Presidência da República, sedes dos ministérios, casas do Congresso Nacional, sede dos tribunais federais e superiores, como também nas prefeituras e câmaras municipais entre outros. Também devem compor documentos oficiais de acordo com o decreto 80.739 de 1977.

Selo Nacional
É o símbolo utilizado para autenticar documentos oficiais do governo, bem como diplomas e certificados de instituições reconhecidas. Consiste de uma esfera com estrelas similar as da utilizada na Bandeira Nacional, com a descrição República Federativa do Brasil, escrito em volta.
https://www.calendariobr.com.br/dia-dos-simbolos-nacionais#.Wb7m27KGOG4
ACESSE SEU LINK:

http://dalvaday.blogspot.com.br/search?q=Dia+dos+S%C3%ADmbolos+Nacionais

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails