11/09/2017

* 2017 - Dia Nacional do Cerrado

11 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Cerrado. Presente em 13 estados, com mais de 200 milhões de hectares, o cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Segunda maior formação vegetal da América do Sul, ocupando um quarto do território brasileiro, é caracterizado por vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa. Atualmente, por conta da atividade agropecuária crescente, o bioma vem sendo destruído. De acordo com a ONG WWF Brasil, o cerrado já perdeu metade de sua vegetação original. Em tempos de crise de falta de água em alguns estados brasileiros, uma verdadeira caixa d’água no coração do Brasil traz esperança para a geração de recursos hídricos do País.
O Cerrado, considerado um berço das águas, tem uma importância estratégica para o abastecimento e manutenção de uma rica biodiversidade. No Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta quinta-feira (11/9), o WWF-Brasil exalta o valor do segundo maior ecossistema brasileiro. Trabalhamos pelo desenvolvimento sustentável do Cerrado por acreditar que é possível aliar produção e conservação do meio ambiente. O Cerrado possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do País: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola. Ao mesmo tempo, é considerado um hotspot mundial para a conservação da natureza (alta riqueza de biodiversidade e extremamente ameaçado). Nas últimas décadas, de acordo com dados do IBAMA/MMA, houve uma redução de 48,4% do Cerrado.
A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais. Atualmente, apenas 3% do Cerrado está efetivamente protegido em unidades de conservação (UC). A conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de UC’s. As ameaças podem afetar diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas (exclusivas deste bioma), e 2.500 espécies animais.
O Cerrado é biologicamente a região de savana mais rica do planeta, sendo responsável por 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Ocupa um quarto do território nacional e é um importante elo entre outros quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal).

http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2013/09/11-de-setembro-e-o-dia-nacional-do-cerrado
http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?41225/11-de-Setembro-Dia-Nacional-do-Cerrado

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails