23/09/2017

* 2017 - Dia do Soldador

A profissão de soldador exige perícia e cuidados. A evolução tecnológica obrigou cada vez mais que as técnicas de soldagem fossem refinadas e melhoradas, e mesmo criadas. Alguns tipos de soldagem: 

Soldagem à chama 
A fusão origina-se do calor gerado pela queima de um gás, com o material de adição introduzido separadamente. É atualmente o processo mais rudimentar de soldagem. 

Soldagem elétrica a arco voltaico 
A fusão origina-se da ação direta e localizada de um arco voltaico. 

Vantagens 
O arco permite obter elevadas temperaturas num pequeno espaço, limitando a zona de influência calorífica. Permite o uso de qualquer atmosfera gasosa, que quando neutra, proporciona menor contaminação do banho metálico. 

Origens e evolução 
O arco voltaico aplicado à soldagem foi introduzido por N.R.Bernardos em 1887. O princípio era um arco voltaico entre um eletrodo de carvão e a peça. Fundia-se o material da zona a unir sem consumir o eletrodo. O material de adição era introduzido separadamente. 

Em 1889, Zerener introduziu no processo um segundo eletrodo, fazendo o arco entre os dois eletrodos, sendo que a corrente não mais percorria a peça, permitindo, portanto a soldagem de materiais não condutores.Fonte: Infomet
http://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-do-soldador
ACESSEM O LINK:  

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-do-soldador.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails