02/09/2017

* 2017 - Dia do Repórter Fotográfico

Hoje, 2 de setembro, é o dia daqueles que mal param numa redação e, quando conseguem, é só para dar um bom dia para os colegas de trabalho, descarregar o cartão de memória ou tomar um cafezinho rápido e olhe lá, porque já tem que ir para a rua de novo acompanhar repórteres em pautas. Sim, hoje é comemorado o Dia do Repórter Fotográfico.
Profissional que está sempre atento, prevê possíveis momentos, adianta-se para não perdê-los, registra acontecimentos marcantes, que é capaz de retratar e transmitir sentimentos. O fotojornalismo é um ramo da fotografia e do jornalismo em que a informação a ser passada deve ser clara e objetiva, deve ser capaz de transmitir as informações que o leitor irá encontrar no decorrer da matéria através de imagens. Independente da categoria em que o fotojornalista se enquadra – seja ela policial, social, cultural, esportiva, etc. -, seu trabalho é imprescindível, pois a imagem, além de complementar o texto, exibe os fatos como eles realmente acontecem, o que nos traz a possibilidade de tomar conhecimento do que está acontecendo ao nosso redor.
O fotojornalismo surgiu quando o britânico Roger Fenton, fotógrafo oficial do Museu Britânico, foi convidado pelo editor Thomas Agnew a cobrir a Guerra da Crimeia, de 1853 a 1856. Suas imagens foram publicadas no The Illustrated London News e no II Fotografo. Em 1880 aconteceu a primeira publicação de imagens em um veículo de comunicação, no jornal Daily Herald, de Nova York, com a finalidade de inovar o estilo de publicação e de atrair a atenção dos leitores.

https://blogdaleart.wordpress.com/2014/09/02/2-de-setembro-dia-do-reporter-fotografico/
Acesse aqui:

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-do-reporter-fotografico.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails