11/11/2016

* 2016 - Dia Mundial do Origami

O Dia Mundial do Origami comemora-se a 11 de novembro. Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses.
Uma menina de 12 anos de seu nome Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial, tornou o origami de um grou um símbolo de paz mundial. Sadako fez 646 grous (tsurus) antes de morrer, na esperança de pedir um desejo de cura, segundo a lenda que diz que quem faz 1000 mil tsurus em origami tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Os seus amigos fizeram mais 354 para completar os 1000 tsurus.
O dia 11 de novembro foi escolhido pela Nippon Origami Association para a celebração do origami por o encararem como um dia adequado para a paz e para a esperança mundial. No Dia Mundial do Origami realizam-se workshops sobre esta arte, entre outras iniciativas. É o dia ideal para aprender ou melhorar a arte do origami. Pode depois partilhar nas redes sociais ou oferecer os resultados do seu trabalho às pessoas amigas.
 Dia 11 de novembro é o Dia do Origami no Japão, porém também é comemorada em outros países. Nos EUA por exemplo, a comemoração chama-se World Origami’s Days e começa no dia 24 de outubro em homenagem ao aniversário de Lillian Oppenheimer (1.898-1.992), fundadora do primeiro grupo de origami nos EUA e termina dia 11 de novembro, que é oficialmente o Dia Mundial do Origami.
Muitos eventos são realizados nessa data para continuar difundindo a arte do origami, nas quais origamistas de todas as partes do mundo tem a oportunidade de mostrar sua arte, além de muitas oficinas para ensina-las às crianças, adultos e todos que desejam aprender e conhecer a bela arte da dobradura. No Japão, o dia 11 de novembro foi escolhido pelo Nippon Origami Association (NOA), por considerarem o dia da esperança e da paz mundial. O maior símbolo da paz no Dia Mundial do Origami é o grou (guindaste/crane), por causa de Sadako, uma menina de 12 anos, vítima da Segunda Guerra Mundial.
Se você não conhece, leia a história de Sadako e os mil tsurus de papel. Esse dia é perfeito para ingressarmos na arte do origami, conhecer sua simbologia e descobrir todos os benefícios que ela pode trazer para melhorar nossa qualidade de vida, como estimular nossa criatividade e o senso de localização espacial.  
O origami é uma ferramenta maravilhosa de entretenimento e é sempre gratificante ver os benefícios criativos e educativos que essa bela arte traz para pessoas de todas as idades. Em crianças por exemplo, o origami ajuda no desenvolvimento cognitivo e psicomotor, onde ele aprende brincando uma série de conceitos geométricos.

Origami House em Tóquio Para quem mora no Japão e aprecia a arte, saiba que existem alguns lugares interessantes para visitar. O Origami House é um deles. É um pequeno museu próximo à estação de Hakusan em Tóquio, administrado pelo Sr. Makoto Yamaguchi, autor de diversos livros sobre esta arte e editor da revista Origami Tanteidan, produzido pela Japan Origami Academic Society (JOAS). Informações: Horário de Funcionamento: De seg à sex, das 12:00 às 15:00 h durante a semana 10:00 às 18:00 nos fins de semana e feriados nacionais Endereço: 113-0001 1-33-8-216 Hakusan, Bunkyo-ku, Tokyo TEL :03-5684-6040 Site: http://www.origamihouse.jp/

Nippon Origami Museum – Ishikawa Quem mora próximo à região de Ishikawa, pode aproveitar a oportunidade para conhecer o Nippon Origami Museum, considerado o maior museu de origami no mundo. Foi inaugurado dia 1 de julho de 2001 e tem exposições permanentes com mais de 200 obras de arte criadas por membros do NOA (Nippon Origami Association) no Japão e no exterior. Possui uma seção dedicada à história do origami e outras seções como o Four Seasons (4 estações) e a Terra dos dinossauros, onde são expostos diferentes tipos de dinossauros feitos de origami.
Tem ainda uma seção especial para mostrar criações de artistas de 20 países e também oficinas de origami, nas quais palestrantes ensinam os visitantes a desenvolver a técnica do origami. Nippon Origami Museum Informações: Horário de funcionamento: 08:15 às 17:00  (até às 16:00 h no inverno / Dezembro de 1 ~ 31 de março) Ingresso: Adultos ¥ 500 Endereço: Ha 90-1, Kamo-machi, Kaga-shi, Ishikawa 922-0241 Tel: 0761-77-2500 Site: www.origamihakubutsukan.ne.jp Nippon Origami Museum – Narita

Para quem está muito longe de Ishikawa ken, uma opção é visitar a Galeria do Nippon Origami Museum no Aeroporto Internacional de Narita (Tóquio / Japão). São mais de 400 exposições de origami e os visitantes também terão à disposição, muitos livros e diferentes tipos de papel destinados para a arte do origami. Há ainda uma seção confeitaria chamada Okashijo Kagahan, onde são oferecidos 200 variedades de doces, entre eles de origem japonesa e também ocidental. Nippon Origami Museum Narita Informações: Hora de funcionamento: Das 8:30 às 20:00 h Endereço: Terminal 1, Central Bldg, 3 º andar Tel:81 (0) 476-32-7060 Site: http://origamisan.org/

Nippon Origami Association (NOA)  A Nippon Origami Association (NOA) com sede em Tóquio, se trata de uma associação formada por membros, em sua maioria, pessoas que trabalham com a arte do origami no Japão. A associação é aberta ao público toda terça-feira.
Eles distribuem informações sobre origami e produzem alguns eventos relacionados à arte da dobradura. Informações: Horário de Funcionamento: Aberto ao público às terça-feiras Endereço: 1-31-5 Honjo, Sumidaku, Tokyo Japan 130-0004 Site: http://www.origami-noa.jp/ http://www.japaoemfoco.com/11-de-novembro-dia-mundial-do-origami/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-origami/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails