04/09/2017

* 2017 - Dia Mundial do Taekwondo

Hoje, dia 04/09, é comemorado o Dia Mundial do Taekwondo, a arte marcial coreana. A data foi estipulada em 2006, em celebração ao 4 de setembro de 1994, quando o Taekwondo foi incluso no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Verão, na 103ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, na França. Se tratando de algo tão forte entre os tantos aspectos que compoem a cultura sul-coreana, não é surpresa que o Taekwondo logo fosse misturado a outra paixão nacional: o K-Pop. Com criatividade e habilidades de cair o queixo (de surpresa, não com os golpes!) os atletas do grupo K-Tigers dão uma nova cara a coreografia de vários artistas. Já viram? Não só dentro do cenário K-Pop, as artes marciais coreanas vem se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou a China no que diz respeito aos esportes (e artes em geral). Muito mais do que medalhas e títulos, o Taekwondo centraliza a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, além de auxiliar em outras áreas da vida de quem pratica por meio da ética aplicada no treinamento do esporte. Aqui no Brasil, o Taekwondo foi trazido em julho de 1970 pelo Grão-mestre Sang MinCho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation. Sabiam que a brasileira Natália Falavigna (30) é uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras da luta coreana no mundo? Países tão diferentes mais uma vez unidos por uma mesma paixão da Coréia do Sul!

 – HISTÓRIA:
As primeiras artes marciais coreanas desenvolveram-se com a fusão de estilos de lutas desenvolvidas pelos três antigos reinos coreanos, no século I a.C, e ressurgiram com força depois dos conflitos e período da ocupação japonesa na Coréia (1910-1945), com a supressão dos aspectos culturais. Quando a ocupação terminou, as escolas de artes marciais (Kwans) começaram a abrir na Coréia do Sul. Pontos de vista diferentes mostram que a origem do Taekwondo pode ter sido inteiramente baseada no Karatê ou na fusão entre as artes marciais coreanas (Taekkyeon e Subak) e estrangeiras.

– ORIGEM DO NOME
“Tae” (Pé) | “Kwon” (Mão) | “Do” (espirito/caminho)
Pronúncia: Te quondo.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.
– GRAUS DE APERFEIÇOAMENTO
A caminhada do praticante de Taekwondo é dividida inicialmente em gubs () – termo da língua coreana para designar diferentes níveis de experiência – e, em seguida, em dans (em japonês: , que significa ‘nível’). Cada gub (geup) corresponde a uma faixa colorida dividida em dez ou nove gubs (em ordem decrescente). Quanto menor o gub, maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.  Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em dez dans (em ordem crescente). Quanto maior o dan, maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. O décimo dan é vitalício e só uma pessoa no mundo pode possuir. Ti – a faixa que o praticante de Taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial – pode variar as cores de acordo com federações.

A FAIXA PRETA NO TAEKWONDO
 PRETA – 1ºDan/10ºDan “Sabedoria e conhecimento” – O Universo
A cor preta da última gub simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança. É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento; É o crescimento intelectual e espiritual do aluno e a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes. Fonte: World Taekwondo Federation, lutaseartesmarciais.com
http://sarangingayo.com.br/noticias-gerais/dia-mundial-do-taekwondo-a-arte-marcial-tradicional-invade-o-cenario-k-pop/
ACESSEM AQUI:

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-do-taekwondo.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails