O especialista em saúde bucal, Dr. Sérgio Kignel, explica a relação de problemas orais não tratados com endocardite bacteriana
A higiene da boca é primordial para evitar problemas como cáries, gengivite, tártaro e, até mesmo, a perda dos dentes. Porém, o que poucos sabem é que a má conservação da saúde bucal pode provocar endocardite bacteriana, uma contaminação do revestimento interno do coração.
Além do coração, as bactérias da cavidade bucal também podem prejudicar, em casos mais raros, os pulmões e as articulações, resultando em doenças como a pneumonia e a artrite reumatóide. Isso acontece porque os micro-organismos da boca conseguem se proliferar em estruturas diversas em todo o organismo e atingir áreas mais sensíveis, como o sistema circulatório.
"Para evitar o problema, além de cuidar da higiene bucal e consultar o dentista regularmente, converse com seu especialista sobre possíveis históricos de problemas cardíacos, pois o cirurgião-dentista está apto a tratar pacientes com fatores de risco", orienta o profissional.
O Dr. Sérgio Kignel é especialista em Estomatologia, professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP, sendo considerado uma das mais respeitadas referências em diagnóstico oral no Brasil.
Fonte do texto:
Blog Comportamento Saudável
http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário