11/09/2016

* 2016 - Dia do Árbitro

 
O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto, ao qual estão submetidos, e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre . A exemplo de outras atividades, o árbitro esportivo também tem sua data comemorativa. O dia 11 de setembro é consagrado para homenagear a categoria. 
O “Dia do Árbitro Esportivo” está regulamentado na Lei Nº 14.485, de 19 de julho de 2007, válida para o calendário de eventos da cidade de São Paulo. Embora não exista registro de uma Lei mais abrangente, o fato é que o 11 de setembro acabou se tornando a data oficial do árbitro no Brasil. A figura do árbitro de futebol surgiu lá pelo século XIX 19, pra quem, como eu demora pra ler um número romano).

As regras de futebol foram criadas para distinguir o rúgbi e o futebol. E não eram como hoje. Serviam apenas para dizer como o esporte deveria ser jogado. Os primeiros árbitros formavam uma comissão que ficava em um palanque. Só davam opinião se houvesse alguma reclamação das equipes. E reclamações naquela época, aconteciam de forma bem “moderada”. Resultado: muitas vezes comissão e palanque acabavam no chão.
Pra evitar essa bagunça toda, apareceu o jogador “reclamador” que deveria usar um boné, pra que todos soubessem que ele era o único que poderia reclamar com a comissão. Daí, surgiu o capitão do time, já que boné em inglês, significa “cap”. Só em 1881 surgiu o árbitro. Mas ele – coitado – não tinha regras para seguir. Essas regras só surgiram em 1890.
Os primeiros juízes vestiam-se com calças vincadas, jaquetas bem cortadas, cabelo bem cortado e penteado. Mas o cenário era mais ou menos o mesmo de hoje. Eles corriam por campos cheios de lama e como não tinham o apito, parava o jogo no grito mesmo. Só em 1891 que surge o “bandeirinha” para auxiliar o árbitro central. Em 1986, o árbitro começa a ter autonomia para punir, se em sua opinião, o jogador merecesse.
E graças ao ex-árbitro inglês Ken Aston surgiram os cartões amarelos e vermelhos, usados pela primeira vez na Copa do México em 1970. Ele foi presidente da comissão de árbitros da FIFA durante quatro anos e inovou em muitas coisas, quando o assunto era arbitragem de futebol. Implantou o uso das bandeirinhas pelos árbitros assistentes e criou o “posto” de quarto árbitro nas partidas de futebol. Hoje, comemoramos o dia do árbitro de futebol e árbitros assistentes e nada melhor do que parabenizar esses “profissionais” do futebol.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails