O cliente, que pode
também ser chamado de consumidor, é toda pessoa, seja ela física ou jurídica,
que adquire algum produto ou serviço para seu próprio consumo. Os clientes são apoiados por diversas leis,
para garantir que dessa forma eles não sofram nenhum prejuízo ao comprar algo.
A maioria dos estabelecimentos deixa um livro disponível para leitura, o
Direito do Consumidor, onde eles podem ler e verificar se estão tendo o
tratamento adequado.
Origem do Dia do
Cliente
O Dia do Cliente foi
criado no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho José Carlos Rego,
especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua ideia era criar uma data
diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver
uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes. A data, criada originalmente no estado do Rio Grande do Sul, serve para movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas (fim do inverno).
O Dia do
Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi
aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios. O dia 15 de setembro foi
escolhido como Dia do Cliente por ser o Dia Nacional da Defesa do Consumidor.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário