30/09/2016

* 2016 - Dia Nacional do Jornaleiro

Em 30 de setembro é celebrado o dia de um dos mais importantes profissionais do mercado. A informação, nos dias de hoje, é um bem indispensável. É através dela que norteamos nossas vidas, que sabemos o que acontece em mundos distantes do nosso. A informação, além de tudo, nos oferece entretenimento. E não é só aos envolvidos na mídia que devemos agradecer pelo fato da informação chegar até nossa casa.
Devemos agradecer a milhares de profissionais que trabalham na distribuição dessa informação. No dia 30 de setembro, os jornaleiros são lembrados, pois esse é seu dia. Crê-se que os negros escravos foram os primeiros jornaleiros e saíam gritando pelas ruas as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal A Atualidade (primeiro jornal a ser vendido avulso, no ano de 1858). Das ruas, os jornaleiros, principalmente de origem italiana, evoluíram para caixotes e depois para bancas de madeira.
Quem primeiro montou um ponto fixo foi Carmine Labanca, um imigrante italiano, na cidade do Rio de Janeiro. O sobrenome do imigrante se associou ao nome dos pontos-de-venda ("banca"). A regulamentação das bancas veio com o então prefeito da cidade de São Paulo, Jânio Quadros, em 1954, por conta do paisagismo da cidade. O prefeito entendeu que as bancas de madeira não combinavam com o aspecto progressista da cidade.
O político concedeu licenças para novos modelos, o que veio a gerar um grande avanço na organização do espaço. A trajetória dos jornaleiros é marcada de árduo trabalho e de grandes recompensas. A explosão de um brilho nos olhos das crianças ao comprarem gibis e o pensamento crítico de um intelectual só pode ser formado porque a banca estava disponível. Pela importância de permitir que impressos cheguem às pessoas, pela luta e outros fatos, feliz dia do jornaleiro! Os jornaleiros são os profissionais que trabalham na distribuição e venda de produtos de jornalismo impresso, como jornal, revistas e outros itens.
Eles trabalham em bancas de jornal, que são quiosques localizados em pontos estratégicos, sempre em locais de grande movimento. Existem também jornaleiros que trabalham fora das bancas de jornal. Eles atuam na venda de exemplares avulsos na rua ou em meios de transporte. Este tipo de profissional recebe comissão percentual por cada produto vendido.
http://www.calendariobr.com.br/dia-do-jornaleiro#.V-RekvkrLV

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails