26/09/2016

* 2016 - Dia Nacional dos Surdos

O surdo é aquele que tem perda auditiva, e ela pode ser completa ou apenas parcial. Pode ser causada por diferentes motivos, como a idade, doenças, traumas e outros. Mas existem também crianças que já nascem com a surdez.  Existem certas medidas que podem prevenir a perda da audição, mas em alguns casos isso é impossível, não podendo evitar o prejuízo auditivo.
Porém, com o avanço da tecnologia, foram criados alguns itens que podem ajudar que sofre com este problema. Os aparelhos auditivos ajudam pessoas que tem a audição prejudicada a ouvirem melhor.  O dia 26 de setembro foi instituído como o dia do surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro , que foi a primeira escola para surdos do Brasil.
Até 1908, a data de fundação do Instituto era considerada 1º de Janeiro de 1857, mas o artigo 7º do decreto de nº 6892 de 19 de março de 1908, determinou a mudança para a data de fundação do INES em 26 de Setembro de 1857, isto porque, através do artigo 16º da Lei 939 de 26.09.1857, o Império brasileiro concede a primeira dotação orçamentária para o Instituto passando então, a chamar Imperial Instituto de Educação de Surdos Mudos.
O INES é tido com referência nacional na educação de surdos, mantido pelo Ministério da Educação e Cultura. Existem controvérsias quanto ao dia correto, pois a comunidade surda considera o dia 26 de setembro Dia Nacional do Surdo e o dia 28 de Setembro dia Internacional do Surdo. Já no município de São Paulo, a Lei nº12.471 institui que todo último Domingo do mês de Setembro deve ser comemorado o Dia Do Surdo.
Sem que, no entanto exista uma referência bibliográfica acessível que justifique tal data, tomamos aqui como dia 26 o “Dia Nacional do Surdo” por ser uma data significativa historicamente e referenciar um importante instituição para esta comunidade.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails