21/09/2016

* 2016 - Dia do Fazendeiro

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia do Fazendeiro, que é o proprietário de uma fazenda. O conceito de fazenda atualmente é o de uma grande propriedade rural, porém antigamente as fazendas eram os chamados latifúndios, que consistiam em uma grande quantidade de terras, que eram propriedades da nobreza, os chamados latifundiários. Esses latifundiários geralmente possuíam grande poder econômico e político.

O Poder dos Fazendeiros no Brasil Colônia
No Brasil colônia, as fazendas eram de grandes extensões, os fazendeiros viviam com sua família na casa-grande, que era a sede da fazenda, sendo que o plantio de cana de açúcar era a base da economia na época. A maioria dos fazendeiros eram ricos e muitos conseguiam títulos de nobreza por terem influência na corte. Outros inclusive, possuíam cargos públicos como, por exemplo, juiz de paz, governadores de províncias.

Os Barões do Cacau e do Café
Com a diversificação dos tipos de plantação, o cacau também ganhou grande importância na agricultura, principalmente na região da Bahia, tornando os fazendeiros mais influentes e ricos, ganhando o título de Barões do Cacau. O poder desses fazendeiros trouxe investimentos e desenvolvimentos, e construções de grandes cidades, uma das conhecidas é a de Itabuna. Ainda no final do Brasil Colonial, surgiu no sudeste do país, em São Paulo, o plantio do café, gerando então uma nova elite, os barões do café.
O mercado externo estava em alta tanto para o açúcar como café, nesse período a mão de obra era escrava, mas não era suficiente para produção. Com a abolição dos escravos no século XIX, gerou-se então a necessidade de mão de obra para trabalhar na lavoura, assim o governo imperialista investiu na imigração e na agricultura, e trouxe imigrantes para substituição da mão de obra escrava, sendo os primeiros da Alemanha, sem sucesso, e logo depois da Itália, onde centenas de famílias ocuparam a maior parte do trabalho rural na economia cafeeira.

Fazendeiro do Século XXI

Mais recentemente houve uma modernização do conceito de fazenda, onde os fazendeiros passaram a ser empresários modernos, implementando novas tecnologias e equipamentos para poder ter terras bastante produtivas. Como existe uma diversificação da produção e também uma maior competitividade tanto na agricultura quanto na pecuária, assim como uma maior concorrência no exterior, a necessidade de tornar a fazenda produtiva e lucrativa é essencial para aqueles que querem se manter no mercado. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails