No dia 30 de Setembro é
celebrado o Dia da Secretária, data em que são homenageados os profissionais
que auxiliam o trabalho de alguma outra pessoa, atuam como assessores na organização de atividades do dia-a-dia,
rotinas administrativas, organização de eventos, viagens e demais tarefas, seja
em um escritório ou como assistente pessoal. Ela geralmente trabalha em
escritórios, e atua na organização da agenda do seu superior, com a marcação de
reuniões e outras atividades. Ela pode trabalhar em escritórios de advocacia,
de políticos, agências, consultórios e muitos outros lugares. A secretária é
encarregada de manter o uma parte do funcionamento da empresa de forma
organizada.
Origem do Dia da
Secretária
A origem do Dia da
Secretária está ligada a Lilian Sholes, que foi a primeira mulher a
datilografar em uma máquina de escrever em público. Lilian estava testando o
invento de seu pai Christopher Sholes, que havia criado um novo tipo de máquina
de escrever. Assim para comemorar o centenário de seu nascimento, que foi em 30
de setembro de 1850, várias empresas fabricantes de máquinas de escrever
fizeram concursos de datilografia, que buscava a melhor datilógrafa, além de
outras comemorações. Com o passar dos anos essa data ficou conhecida como o Dia
das Secretárias, pois era um tipo de equipamento muito utilizado pelas
secretárias na época. Apesar de não ser oficial em todo o Brasil a data de 30
de setembro é reconhecida em todo o Brasil como o dia da secretária e em alguns
estados como São Paulo criaram-se leis para oficializar a data, como por
exemplo a lei n° 1.421, de 26/10/1977 do Estado de São Paulo.
Origem da Profissão de
Secretária
A profissão de
secretária tem origem muito antiga, e se origina em parte na função do antigo
escriba. Os escribas na Grécia antiga eram pessoas que tinham estudado bastante
e tinha um alto nível de conhecimento, geralmente tinham origem nobre e
possuíam muito prestígio na sociedade. Porém com o surgimento dos regimes democráticos,
que levaram a queda da nobreza como um todo, muitos escribas acabaram se
tornando professores, filósofos, eruditos ou escritores, enquanto outros que
não tinham tanta influência continuaram como escravos prestando serviço a seus
senhores, que acabavam utilizando de seus conhecimentos para atividades de
assessoria, conhecidos posteriormente como secretários. Essa função existiu no
Império Romano, para auxiliar nos escritórios de administração pública, porém
entrou em declínio na idade média, onde somente existia em instituições
religiosas.
Secretária no mundo
atual
Com a ascensão das
atividades comerciais após a revolução industrial, cresceu novamente a
necessidade dessa profissional para auxiliar nas atividades de administração da
empresa, onde de forma mais ordenada e melhor remunerada, a profissão de
secretária voltou a ser fundamental dentro das organizações. O termo secretária
também possui o gênero masculino, secretário, porém menos utilizado, uma vez
que havia falta de mão de obra masculina para muitas atividades em razão da
primeira guerra mundial, assim as mulheres acabaram ocupando esse espaço
através da revolução feminista, conquistando o direito de trabalhar,
tornando-se comum encontrarmos mulheres em funções de secretária, que também
vem mudando nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário