09/09/2016

* 2016 - Dia da Velocidade

Em 9 de Setembro é comemorado o Dia da Velocidade, que está presente em vários aspectos de nossa vida.
Hennessey Venom GT 2014 mais rapido do mundo
Carros Mais Rápidos do Mundo: Deixando a questão do preço de lado, existem diversos modelos que podem ser considerados os mais rápidos do mundo, entre eles merecem destaque: Bugatti Veyron Super Sport, chegando a 431 km/h, Lamborghini Veneno, que ultrapassa 350 km/h, Ferrari LaFerrari que chega a 350 km/h, merecem destaque também modelos das marcas Mercedes-Benz, Audi e Porsche, que entram na categoria de esportivos, mas não necessariamente são os mais velozes.

Velocímetro: Em um carro, o aparelho pelo qual se mede a velocidade é chamado de velocímetro, que mostra em seus ponteiros a evolução do giro de motor. Nos carros os velocímetros são eletrônicos e trabalham a partir de pulsos elétricos, porém há pouco tempo atrás os velocímetros eram mecânicos, funcionando através de campo magnético.
Funcionamento de uma turbina
Velocidade da Turbina de Avião: Outra curiosidade interessante quando se fala em velocidade, é o funcionamento da turbina de um avião, que basicamente tem que gerar força suficiente para acelerar o avião até a velocidade que o empurre e iguale ou supere o seu peso, permitindo que ele voe. A velocidade atingida por algumas aeronaves de grande porte pode chegar a 1.000 km/h. O helicóptero, outro meio de transporte aéreo, trabalha com um sistema diferente, as hélices, podendo chegar a velocidade de até 280 km/h, porém alguns helicópteros de uso militares que contam com turbinas podem superar os 400 km/h.
O velocista Usain Bolt é bicampeão olímpico dos 100m e dos 200m rasos
Homem mais Rápido do Mundo: Não podemos falar sobre velocidade sem citar Usain St. Leo Bolt, conhecido mais como Usain Bolt, é um atleta velocista jamaicano que ficou conhecido como o homem mais rápido do mundo, por ser recordista mundial nas provas de velocidade de 100 metros finalizando em 9,58s, 200 metros feitos em 19,19s, e revezamento de 4 x 100 metros no total de 39,84s.
Em 2013, esta aeronave entrou para os registros oficiais ao atingir uma velocidade máxima de 7.247 km/h, estabelecendo o recorde mundial de maior velocidade ..
Velocidade de um Foguete Tripulado: A maior velocidade atingida por um foguete tripulado foi alcançada pela nave Apollo 10, que em seu retorno da lua viajou a 39.896 km/h, sendo a maior velocidade de um foguete tripulado registrada até hoje.

Velocidade da Luz: A velocidade da luz é a velocidade em que a luz do Sol demora a chegar à terra e é de 299 792 458 metros por segundo.

FONTE: http://www.calendariobr.com.br/dia-da-velocidade#.V8elwPkrLVQ

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails