30/09/2016

* 2016 - Dia da Bíblia

Chegamos ao mês de setembro em que celebramos o Mês da Bíblia, dando-lhe um destaque especial de reverência, de amor, de carinho à Palavra de Deus e, sobretudo de interiorização e vivência. Nas comunidades religiosas, nas paróquias, nos grupos de oração, e mesmo em grupos de outras denominações religiosas, a Bíblia é lida, amada, respeitada e praticada. Foi a Igreja Católica que introduziu o costume de celebrar o Mês da Bíblia no mês de setembro, por uma razão especial, mas muito simples também. É que, no dia 30 de setembro celebra-se a festa de São Jerônimo, o qual traduziu a Bíblia completa do grego, hebraico e aramaico para o latim, tendo derivado daí, as demais traduções em outros idiomas, dando-nos assim, a possibilidade de termos hoje em mãos a Palavra de Deus, escrita em nosso próprio idioma. A Bíblia, não pode faltar em nenhum dos lares cristãos! Ela está dividida, como você sabe, em duas partes: Primeiro Testamento e Segundo Testamento.
O Primeiro contém os livros escritos antes de Jesus e são 46. O Segundo é composto de 27 livros, escritos por cristãos, no início da nossa era. Tendo presente essa introdução que nos proporcionou recordar dados importantes sobre a Bíblia, passaremos o mês de setembro meditando a Palavra de Deus e agradecendo a São Jerônimo, pelo presente que ele nos deu com a tradução da Bíblia. A leitura e meditação dessas páginas sagradas nos ajudarão a viver na presença de Deus, colocando em prática seus ensinamentos. É o que faremos agora, retomando as reflexões sobre a carta de Paulo aos Filipenses, capítulo 2, versículos 12 a 18. Portanto, meus queridos amigos, vocês que me obedeceram sempre quando eu estava aí, devem me obedecer muito mais agora que estou ausente. Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês. Pois, Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações.
Façam tudo sem queixas nem discussões, para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida. Se agirem assim, eu terei motivo de sentir orgulho de vocês, no Dia de Cristo, pois isso mostrará que todo o meu esforço e todo o meu trabalho não foram inúteis. Talvez o meu sangue, isto é, a minha vida, seja apresentada como uma oferta junto com o sacrifício que vocês, por meio da sua fé, oferecem a Deus. Se isso acontecer, ficarei contente e me alegrarei com todos vocês.
Do mesmo modo vocês também devem ficar contentes e se alegrar comigo. Paulo é claro. Fala e escreve sem rodeios. Tece elogios, mas também não deixa de dizer o que sente que deve dizer. Neste trecho, porém, sentimos a delicadeza e bondade de Paulo que, na sinceridade de seu coração reconhece os progressos dos filipenses quanto à obediência, o temor santo, o esforço humano, o espírito de serviço, a alegria, a fidelidade ao evangelho, aspectos esses de suma importância e de autêntica vida cristã. Para Paulo, a autenticidade humana se expressa na fidelidade ao Evangelho; o santo temor na atitude de humildade e de reconhecimento da própria fraqueza; a perseverança na alegria interior que rompe todos os esquemas humanos e permanece firme, mesmo em meio às circunstâncias externas mais adversas.
Falando da obediência a seus ensinamentos, Paulo exorta os filipenses a continuarem esforçando-se, a permanecerem firmes em sua ausência e a brilharem como as estrelas no céu, isto é, a progredirem constantemente na prática das virtudes cristãs. Apesar das distâncias de tempo, as virtudes cristãs não caíram de moda, mas permanecem e permanecerão para sempre, tornando-se visíveis nas atitudes humanas. Como podemos constatar, existe em Paulo o desejo de que os filipenses vivam em coerência com as opções tomadas e perseverem no amor a Jesus Cristo, dando mostras de cordialidade entre si e de respeito aos seus ensinamentos. E nós, os cristãos de hoje, também somos chamados a viver no amor a Jesus Cristo e a praticar a sua Palavra de ontem, de hoje e dos tempos futuros.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails