05/10/2016

* 2016 - Dia do Bóia-fria

O Brasil homenageia com uma data comemorativa o trabalhador rural conhecido como boia-fria neste dia 5 de outubro. Este tipo de trabalho geralmente executado por pessoas que vivem ou já viveram no campo, possuem baixa escolaridade e não têm qualificação profissional. Sem vínculo empregatício, o emprego é sazonal, geralmente ocorrendo em épocas de colheitas, com baixo salário e ambiente ruim para o trabalho.
O nome boia-fria é por conta da maneira como esses trabalhadores fazem as refeições (apelidadas de boia). Como eles saem de casa de madrugada com a “boia”, na hora em que vão se alimentar não têm onde esquentar a comida e são obrigados a ingerir o alimento frio. Neste tipo de trabalho, cada pessoa ganha proporcionalmente ao quanto consegue colher, com jornadas de 10 a 12 horas por dia. Nas entressafras, os trabalhadores buscam serviço em outras regiões,
sendo que o fluxo migratório é mais concentrado na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste nas colheitas de cana-de-açúcar, algodão, café e laranja.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails