09/10/2016

* 2016 - Dia mundial do Ovo

O Dia Mundial do Ovo será comemorado, neste ano, no dia 9 de outubro. O INSTITUTO OVOS BRASIL, entidade sem fins lucrativos fundada há dois anos, promove o produto “ovo” como alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumo. A data foi instituída pela International Egg Comission em 1996, com o intuito de celebrar em todo o mundo e divulgar a todos, de consumidores a profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento único - o ovo. É comemorada internacionalmente toda segunda sexta-feira do mês de outubro.

O INSTITUTO OVOS BRASIL – responsável pela divulgação do Dia Mundial do Ovo em todo o território nacional –, foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. Suas divulgações estão focadas nas áreas de nutrição, saúde, segurança alimentar e gastronomia. O site do INSTITUTO OVOS BRASIL - veículo oficial da entidade - reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público e profissionais de diversas áreas: www.ovosbrasil.com.br.
O ovo teve destaque especial no último mês em dois eventos relevantes na área de nutrição: o V Congresso Internacional de Nutrição Funcional, em São Paulo, e o I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, em Porto Alegre. No primeiro, foi tema da palestra proferida pela nutricionista Valéria Paschoal “Ovo, chocolate e óleo de coco: as gorduras do bem e seus componentes bioativos”. Já em Porto Alegre, o nutricionista Gabriel de Carvalho, que trouxe o termo “nutrição funcional” para o Brasil, ministrou a palestra “Ovo: alimento funcional”.
Entre as principais ações de divulgação promovidas pelo INSTITUTO OVOS BRASIL, destaca-se a campanha “Ovo só faz bem”, promovida nos supermercados de grandes cidades do país – São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Belo Horizonte – onde foram instalados displays com monitores LCD transmitindo vídeos educativos e disponibilizando panfletos informativos sobre o ovo. Com o término da campanha, os displays têm sido dispostos em outras praças do País, em pontos de venda ou até outros estabelecimentos comerciais, com o apoio da cadeia produtiva local. Outra ação importante foi a divulgação em todo o País de um estudo realizado por pesquisadores britânicos da Universidade de Surrey, Reino Unido, que teve como principal conclusão a reabilitação do ovo. Essas e outras ações – parcerias com o chefs e nutricionistas; participação em congressos, feiras e concursos internacionais; participação em programas de TV e rádio; contribuição em pautas de mídia impressa e eletrônica – podem ser conhecidas no site do INSTITUTO OVOS BRASIL.

Sobre o Dia Mundial do Ovo
A iniciativa de criar o Dia Mundial do Ovo partiu da International Egg Commission, que o considera um ingrediente perfeito para qualquer refeição. Cozido, escaldado, frito ou mexido; ao café da manhã, almoço, lanche ou jantar, são apenas algumas maneiras de ingeri-lo. A verdade é que o ovo é um dos produtos alimentares mais versáteis existentes no mercado e que tem muito a oferecer. O American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente, uma vez que o organismo perde todos os aspectos positivos do produto: não é menos nutritivo do que a carne ou o peixe, é rico em proteínas que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos. Opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 9,94% de gordura, concentrada apenas na gema.
Por todos estes motivos surgiu o Dia Mundial do Ovo, que tem como um de seus objetivos desmistificar que o consumo de ovos faz mal à saúde, pela alta concentração de colesterol na gema. Estudos científicos têm vindo demonstrar que, numa pessoa saudável, cerca de 7 ovos por semana não provocam qualquer aumento dos níveis de colesterol sanguíneo; no entanto, pessoas que já tenham a taxa de colesterol no sangue muito elevada não devem abusar deste alimento, ressalva a citada comissão International Egg Comission.

SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL
O INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade sem fins lucrativos - foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde HUMANA. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL conta com a representação das principais regiões brasileiras produtoras de ovos. A entidade é composta por pessoas físicas e jurídicas, ligadas direta ou indiretamente às atividades do sistema agroindustrial do ovo. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público e profissionais de diversas áreas. www.ovosbrasil.com.br 



OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails