22/02/2017

* 2017 - Dia da Criação do IBAMA

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi criado no dia 22 de fevereiro de 1989, e é o órgão responsável por cuidar da proteção do meio ambiente no Brasil.
Ele foi criado através da fusão de quatro entidades que já atuavam na área ambiental, eram elas a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), a Superintendência da Pesca (SUDEPE), e também o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).
Atualmente o IBAMA não é mais responsável pela gestão das unidades de conservação nacionais, já que esta parte passou a ser tratada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que foi criado em 2007.
O Brasil é o país que possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, como por exemplo, possui mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, mantendo o primeiro lugar em biodiversidade vegetal, além de possuir também as maiores reservas de água doce do mundo. Nossa tão conhecida Floresta Amazônica recobre quase metade de todo o território do nosso país, estendendo-se pela Amazônia e partes das regiões centro-oeste e nordeste.
Sendo assim, a Floresta Amazônica constitui uma das mais extensas áreas florestais do mundo. Foi com o agravamento das dificuldades na área ambiental em 1970, que fez com que o poder público começasse a ter uma visão mais consciente sobre os problemas relacionados ao meio ambiente. Em 1989 criou-se o IBAMA. A formação deu-se pela fusão de quatro entidades ambientais: Secretaria do Meio Ambiente, Superintendência da Borracha, Superintendência da Pesca e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. E a partir de 1990, vinculou-se à Secretaria do Meio Ambiente. Sua principal função é preservar toda a riqueza ambiental do nosso país, ou seja, a fauna e a flora.
É também responsável por fiscalizar e controlar a devastação dos recursos naturais do nosso país, e conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência. A preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são vitais para que as futuras gerações possam continuar a habitar o nosso planeta.

http://www.calendariobr.com.br/dia-da-criacao-do-ibama#.WJ_Lwm8rLn0
http://www.smartkids.com.br/data/22-dia-da-criacao-do-ibama

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails