02/02/2017

* 2017 - Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se anualmente a 2 de fevereiro. O tema do Dia Mundial das Zonas Húmidas 2017 é “Zonas Húmidas: a nossa salvaguarda natural contra desastres" para consciencializar as pessoas que as zonas húmidas saudáveis ajudam a lidar com as condições climáticas extremas. As ações deste dia em Portugal são impulsionadas por entidades como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção Regional do Ambiente, com iniciativas como visitas, inaugurações de percursos, encontros e atividades educacionais.
A origem do Dia Mundial das Zonas Húmidas prende-se com a criação da Convenção de Ramsar (Irão), referente à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas, a 2 de fevereiro de 1971. Este dia internacional das zonas húmidas foi celebrado pela primeira vez em 1997.

Zonas húmidas e suas vantagens
Segundo a Convenção de Ramsar, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros. Entre as vantagens destas águas encontram-se:

Filtragem das águas;
Garantia da biodiversidade;
Proteção das linhas de costa;
Atenuar os efeitos das alterações climáticas.
Como participar?
Visite uma zona húmida;
Investigue sobre a temática;
Crie um evento ou junte-se a um já existente no site oficial da data;
Organize uma limpeza coletiva de uma zona húmida;
Participe no concurso internacional de fotografia;
Sensibilize as pessoas para a necessidade de preservação das zonas húmidas.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-das-zonas-humidas/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails