21/02/2017

* 2017 - Dia Nacional do Naturismo

Hoje, 21 de fevereiro, Dia Nacional do Naturismo, data do nascimento de Luz Del Fuego (Dora Vivacqua – 21/02/1917), precursora do Naturismo brasileiro. Em 2017 faria 100 anos se viva estivesse. Com muita propriedade, Paulo Pereira em seu livro “Corpos Nus” escreveu: “Dora está fora da jurisdição desse mundo”. Uma mulher à frente do seu tempo, corajosa, amiga dos animais e culta. Quem quiser conhecer um pouco mais da sua história poderá ler também os livros “A Bailarina do Povo” de Cristina Agostinho e “A Verdadeira Luz Del Fuego” de Thiago de Menezes.
Aproveite também para ler o belíssimo cordel “A Vida de Luz Del Fuego” de uma inspiração do amigo Jorge Bandeira que não tenho palavras para descrever, incluo no final desse texto. Dos anos 50 até os dias atuais o Naturismo teve avanços significativos, não em termos quantitativos, mas muitos trabalhos foram desenvolvidos em faculdades, livros, cursos pela internet, participação em encontros literários, informativos virtuais, entrevistas em jornais impressos e a recente rádio naturista. Nenhuma pessoa letrada pode afirmar que desconhece a filosofia naturista, mas segundo o último censo demográfico somos aproximadamente 194 milhões de habitantes e aqui temos também um número significativo que não faz a mínima ideia do que representa o movimento naturista no mundo. No artigo que enviei para XIV Congrenat disse que “Ser Naturista” é aquele que busca o conhecimento e entenda a evolução da sua própria natureza. Quis dizer com isso que existe a necessidade do conhecimento científico, mesmo que a nossa miopia seja perene, o comodismo não ajudará em nada às futuras gerações. Por esse motivo tenho incentivado os jovens a conhecerem o Naturismo e entenderem o que diz o amigo João Olavo: “Naturismo pode ser a transformação que o mundo necessita, pois privilegia o cuidado com o meio ambiente, o combate ao capitalismo, o egocentrismo, exibicionismo e o consumismo exagerado, sendo o Naturismo o antídoto dos males do mundo porque nos ensina a viver de maneira simples em harmonia com a natureza.” Sábias palavras!

Todos nascem livres, poucos morrem do mesmo modo. A disparidade entre o número da população dos praticantes do Naturismo é um indicador forte do quanto as pessoas ainda estão presas aos seus conceitos sociais, o quanto ainda o corpo é tratado como algo que deve ficar escondido e, na realidade, esconde um lado psicológico assim diz Dr John Veltheim em seu artigo “Nus por baixo da roupa”: Nos últimos séculos, as pessoas desenvolveram uma dependência cultural da roupa. As vestes tornaram-se uma máscara e um adereço de suporte para tapar falhas, muitas vezes percebidas, de personalidade e de caráter. Devemos comemorar o Dia do Naturismo como uma conquista de liberdade, não somente de uma liberdade corporal, mas principalmente mental. Uma luz que se conquista das barreiras impostas por uma cultura que marginalizou o corpo. Como nos diz Joseph Pearce no seu livro “O Fim da Religião e o Renascimento da Espiritualidade”: 
O Conformismo cultural ameaça a individualidade, a mente capaz de pensar para além das coerções tanto de nossa herança animal quando da cultura e seus efeitos globais. Só uma mente individual pode retomar o impulso evolutivo da vida e criar independentemente dos revestimentos e restrições artificiais que a cultura impõe. Nós, seres humanos, fomos feitos para essa individualidade perdida e ansiamos por ela. http://cabanasnacolina.com/dia-nacional-do-naturismo/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails