22/02/2017

* 2017 - Dia Internacional do Maçom

O dia 22 de fevereiro, conhecido como dia internacional do Maçom, é uma homenagem ao dia do nascimento do Ir George Washington, personagem principal da independência daquele país. No Brasil escolheram o dia 20 de agosto em face ao papel da maçonaria na independência do Brasil. Ora, este autor não confundiu as datas, sabemos perfeitamente que a independência do Brasil é comemorada no mundo Prof dia 07 de setembro. Todavia, existe documento histórico, para ser mais exato, o Bal da Sess Conjunta das LLoj “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, ambas do Or Rio de Janeiro, onde o Ir Gonçalves Lêdo proferiu um eloquente discurso em prol da independência do Brasil, sendo aprovado por unanimidade. A data do Bal que aprovou a independência do Brasil foi o 20° dia do 6° mês maçônico do ano da V L de 5.822, interpretado como 20 de agosto de 1822 da E V. Após aprovado o Bal da referida Sess Extr foi expedido comunicado ao Ir Dom Pedro I e ao Sob Gr M Ir José Bonifácio, que estava ausente por motivo de viagem.
O acontecimento é fato irrefutável, comprovado pelo Bal gravado e assinado por quem de direito, que fizeram parte da história da maçonaria e do Brasil. No entanto, historiadores e maçons contestam a data, pois existe um erro ao traduzir o calendário Equinocial para o Gregoriano. Sabe-se que o ano no calendário Equinocial começa no dia 21 de março, consequentemente traduz a data da referida Sess para 09 de setembro de 1822 do nosso atual calendário Gregoriano, pois este seria o 20° dia do 6° mês do calendário Equinocial. Esse equívoco na data histórica não exclui a importância ou obrigação de comemorar o dia do Maç, pois o que comemoramos não é o discurso proferido pelo Ir Gonçalves Lêdo ou seus efeitos, mas, sim, a existência do Maç, neste caso no Brasil.
Aquele ato, que inspirou os nossos antepassados para escolherem a data, foi importante como várias outras ações que inúmeros IIr realizaram e ainda continuam realizando no anonimato ou não, em prol da humanidade e da nação brasileira. Mas, nada disso é possível se não aprendermos os princípios maçônicos que recebemos pelos Rituais e nas IInstr dentro e fora de Loj, ou seja, foi a Luz e a Verdade. Diante disso, necessário se faz compreender o que é ser maçom, estudar as obras maçônicas e rituais para colocá-los em prática. Logo, ser maçom é viver na Luz, conhecer e defender a Verdade, os princípios maçônicos e morais, sempre invocando o GADU e em constante defesa da Família, da Pátria e da Humanidade, combatendo os vícios, consequentemente tornando-se virtuoso para honrar a denominação de Maçom. Apenas para melhor fundamentar o que já está exposto, citamos um trecho do nosso Ritual e Instr de Apr do REAEA do GOMG, p. 12: “(…) a Maçonaria proclama elevar o Homem aos seus próprios olhos e para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra (…)”.
Parabéns a todos os IIr, livres e de bons costumes, especialmente os que buscam viver como verdadeiros MMaç, “levantando TT à virtude e cavando masmorras ao vício” para que sejam “Justos e Perfeitos”. ttp://www.revistauniversomaconico.com.br/destaque/20-de-agosto-dia-do-macom-mas-o-que-e-ser-macom/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails