01/02/2017

* 2017 - Dia do Tomate

Em 1 de Fevereiro é comemorado o Dia do Tomate, um importante alimento em uma dieta saudável. O tomate é nativo das Américas do Sul e Central, onde acredita-se que os primeiros a cultivá-lo e consumi-lo foram os povos Incas, isso pois aquela era uma região onde existiam diversos tipos de tomates. Com o início das expedições de descobrimento e colonização, o tomate foi levado para a Europa, onde se tornou popular e apesar de ter sido popularizado como um legume, o tomate é classificado como um fruto.

Tomate e Saúde
O tomate é um importante alimento pois possui características antioxidantes, por conter em sua composição o licopeno, que é uma substância do grupo dos carotenoides, que possui cor vermelha e também está presente na melancia, goiaba e outros alimentos e trazem benefícios a saúde retardando o envelhecimento, prevenindo alguns tipos de câncer e combatendo radicais livres. Também auxilia nos cuidados com o sistema cardiovascular, auxiliando na circulação sanguínea.
O tomate também é um dos alimentos ricos em vitamina C, que além de prevenir doenças também dão força às unhas e ao cabelo, bem como trazendo mais elasticidade à pele. Possuindo baixa caloria, um tomate pode ter cerca de 14 calorias por porção de 60 a 100 gramas, sendo portanto um aliado na composição de dietas, podendo ser utilizado como salada ou mesmo suco em dietas de baixa caloria. Porém esse fruto também é bem apreciado na culinária das massas, sendo utilizado em diversos molhos como molho ao sugo; molho bolonhesa; que podem acompanhar massa de espaguete ou mesmo pizza.

Tomate no Brasil
Cultivado no Brasil de forma industrial desde o início do século XX, o tomate é um pilar da agricultura em regiões como sudeste e centro-oeste, tornando o Brasil o maior produtor de tomates para a indústria. Por ser um fruto muito sucessível a pragas, o uso de agrotóxicos no cultivo de tomates é necessário, porém recomenda-se que para evitar qualquer contato com esses químicos, o fruto deve ser consumido quando estiver maduro, pois a maior parte dos agrotóxicos já terão sido eliminados.

Terra do Tomate

A Cidade de Paty do Alferes do Estado do Rio de Janeiro, é conhecida como a terra do tomate, pois tem sua base de agricultura no cultivo do fruto, além de sediar anualmente a festa do tomate que ocorre no feriado de Corpus Christi que promove a região produtora, além de juntar diversos produtores para troca de experiências no cultivo. 
http://www.calendariobr.com.br/dia-do-tomate#.WIaUIVMrLn0

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails