02/02/2017

* 2017 - Dia dos Oficiais dos Quadros Complementares da Marinha

Comemorado extra-oficialmente no Brasil, para marcar a data da Lei Nº 3.885 de 2 de fevereiro de 1961, que então criou no Ministério brasileiro da Marinha, os Quadros Complementares dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes de Marinha.
O QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS DA ARMADA (QC-CA)
1 – O CORPO DA ARMADA
É o Corpo de Oficiais que conduz, opera e mantém os navios de guerra, de pesquisa e de apoio da Marinha do Brasil e executa funções administrativas e operativas em organizações militares de terra, privativas deste Corpo. É composto pelos oficiais do Quadro de Oficiais da Armada, oficiais oriundos da Escola Naval, e pelos oficiais que ingressam pelo Quadro Complementar de Oficiais daArmada (QC-CA).
2 – O CURSO DE FORMAÇÃO DOS QC-CA
Os candidatos aprovados para o Quadro Complementar de Oficiais da Armada realizarão um curso de nove (9) meses, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas (Baía de Guanabara), na cidade do Rio de Janeiro. Durante o curso, realizado anualmente de março a dezembro, no posto de Guarda-Marinha (GM.
Do curso consta também uma parte prática realizada a bordo de navios de instrução ou com embarque em navios tipo fragatas, corvetas, de desembarque e em submarinos.
Após a aprovação no curso de formação, os GM serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de segundo-tenente e permanecerão, de fevereiro a junho, no CIAW, onde realizarão o
Curso de Especialização na área de Máquinas ou de Eletrônica. A partir daí seguirão um Plano de
Carreira definido, cujos passos iniciais constam dos itens 3, 4 e 5 a seguir.
3 – O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E O PRIMEIRO EMBARQUE
Nesse novo curso são ministradas disciplinas referentes basicamente à manutenção e à operação de equipamentos e sistemas existentes a bordo dos navios da Marinha (radares, sonares, equipamentos de comunicações, motores, geradores, turbinas, caldeiras, sistemas de combate etc.).
Após esse curso, os tenentes embarcarão, por cerca de dois (2) anos, em um dos diversos tipos de navios da Marinha, tais como: Porta-Aviões, Fragatas, Corvetas, Navios-Patrulha, Navios de Transporte, de Assistência-Hospitalar, de levantamento hidrográfico e de pesquisas, que têm base nas cidades do Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Natal, Salvador, Rio Grande (RS) e Ladário (MS).
Os tenentes com formação em Engenharia Cartográfica e Agrimensura embarcarão em navios de pesquisa, oceanográficos e hidrográficos, sediados nas cidades do Rio de Janeiro e de Belém.
A bordo dos navios, na parte operativa, realizarão serviços na manobra e na navegação, ou seja, conduzirão o navio, e também desempenharão atividades no Centro de Operações de Combate, onde operarão sensores (radares, sonares, guerra eletrônica etc.) e sistemas de controle de armas (canhões, mísseis etc.). Na parte administrativa e de manutenção exercerão funções de ajudantes ou encarregados de divisões (organização administrativa a bordo que cuida de uma determinada área com especificidade de equipamentos e tarefas comuns como: propulsão, eletricidade, sensores, comunicações, armas etc.).
Os jovens tenentes, portanto, juntamente com aqueles que vieram da Escola Naval, ajudarão a conduzir, a operar e a manter os navios de guerra da Marinha do Brasil. Farão parte das tripulações dos nossos navios, viajando pelo Brasil e podendo ter a oportunidade de visitar outros países.
Após dois (2) anos no posto de segundo-tenente, serão promovidos a primeiro-tenente.
4 – O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Durante esse período inicial de dois anos como segundo-tenente, escolherão o curso de aperfeiçoamento que realizarão. Os cursos têm um ano de duração e são realizados no Rio de Janeiro, com exceção do curso de aviação, que é realizado parte em Pirassununga – SP e parte em São Pedro D’Aldeia – RJ.
Grande número daqueles que concluirem o curso de Aviação irá para a cidade de São Pedro D’Aldeia – RJ, podendo também ir para as cidades de Manaus, Rio Grande ou Ladário, servir em unidades aéreas como pilotos.
Os submarinistas e os mergulhadores de combate permanecerão no Rio de Janeiro e futuramente irão para uma nova base de submarinos nas proximidades da Cidade de Itaguaí – RJ.
Os demais retornarão aos navios, agora em funções mais técnicas, nas suas áreas de aperfeiçoamento, desenvolvendo funções que exigem maior capacidade operativa.
5 – A PASSAGEM PARA O CORPO DA ARMADA
Após três (3) anos como primeiro-tenente, todos os Oficiais serão promovidos a CapitãoTenente.
Nesse novo posto poderão ser imediatos (subcomandantes) de navios menores. Realizam um curso de Estado-Maior, onde aprendem basicamente Planejamento Militar Naval e, após o quarto ano de Capitão-Tenente, avaliados por uma Comissão Especial, deixarão o Quadro Complementar e passarão a integrar o Quadro de Oficiais da Armada, podendo, a partir daí, serem designados comandantes de navios. Aqueles que não lograrem êxito na avaliação citada anteriormente poderão, excepcionalmente, passar para o Quadro Técnico, continuando sua carreira.

6 – AS VANTAGENS
Durante sua carreira, os oficiais, que iniciaram no Quadro Complementar e depois passaram para o Corpo da Armada, terão a oportunidade de participar de diversas missões e Operações Navais, viajando e conhecendo diversos lugares no Brasil e no exterior, e irão aprender, também, a importância dos laços de amizade do homem do mar, que o diferencia de todos os outros profissionais, tornando esta profissão única e apaixonante.
Realizarão cursos de carreira e terão oportunidade de:
- realizarem cursos extraordinários em instituições civis e militares no Brasil e no exterior;
- comandarem navios, submarinos e esquadrões de helicópteros e de aviões;
- dirigirem organizações militares;
- trabalharem no exterior e desempenharem outras atividades de interesse da Marinha.
Graças aos cursos e ao desempenho nas suas atividades poderão alcançar os diversos postos da Marinha, chegando por seus méritos ao de Capitão-de-Mar-e-Guerra, ou ainda, por escolha de uma Comissão de Avaliação, ser Almirante e chegar até o posto de Almirante-de-Esquadra, o mais alto da Marinha. Ao ingressar no Quadro Complementar da Marinha do Brasil, o candidato estará optando por abraçar a carreira militar como Oficial da Marinha, e não por exercer apenas sua profissão técnica. Serão abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes do que aquelas permitidas por sua formação original. Por isso, se você deseja ultrapassar os limites de sua formação técnica, ampliando seus horizontes e seguindo uma carreira cheia de possibilidades e emoções, plena de realização profissional, numa das mais antigas e conceituadas instituições do país, inscreva-se já! A carreira militar é muito mais que uma simples profissão, é uma grande aventura e um compromisso de vida, que prima pela observância de valores éticos e morais. Ao escolher a Marinha,do Brasil, você fará parte de uma equipe capacitada, motivada e atuante, sempre a serviço do país e do cidadão brasileiro.
https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/ingresso/carreira/PS-QC-CA.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails