O dia 18 de fevereiro
se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. As crianças com essa
síndrome têm um aspecto e uma inteligência normal ou inclusive superior à
media. Apresentam um estilo cognitivo particular e habilidades especiais em
áreas específicas.
No entanto, carecem de habilidades sociais, e ainda que
tenham vontade de fazer amigos, carecem de intuição e de empatia. Mas, nós
podemos ajudá-los a se integrar. Desde que vi o filme ‘Rain Man’, protagonizado
por Tom Cruise e Dustin Hoffman, que encarna um homem autista com umas
habilidades muito desenvolvidas para a matemática, compreendi muito melhor a
realidade das crianças com Síndrome de Asperger.
O Autismo e Asperger são dois
transtornos parecidos, mas com grandes diferenças. O curioso e interessante por
sua vez, é que as crianças com Asperger apresentam uma alteração no
processamento da informação e têm áreas de especial interesse, que as fazem se
interessar por áreas intelectuais específicas como a matemática ou os temas
científicos.
Mostram um interesse exagerado por alguns temas. No entanto, esses
interesses podem mudar com o tempo ou persistir constituindo a base para uma
profissão. As crianças diagnosticadas com a Síndrome de Asperger constituem um
desafio especial na escola, já que carecem de habilidades sociais para se
integrar em um grupo. Geralmente, são considerados como excêntricos e
peculiares pelos seus companheiros de classe, ao que se acrescenta certa
lerdeza e um interesse obsessivo por temas estranhos.
A maior parte das
crianças com Asperger têm uma inteligência média ou médio-alta e uma capacidade
de memória mecânica muito elevada. Por isso, quando se concentram
exclusivamente em uma de suas áreas preferidas podem conseguir grandes êxitos.
Apesar
da sua boa capacidade intelectual, as crianças com Síndrome de Asperger não
gostam de ir à escola porque não entendem bem as relações humanas e são
emocionalmente vulneráveis. Sua falta de capacidade para aceitar as mudanças
faz com que essas crianças se estressem com facilidade. No entanto, diferente
das crianças com Autismo, as crianças com Síndrome de Asperger têm desejos de
ter amigos e se sentem frustradas e decepcionadas pelas suas dificuldades
sociais: carecem de empatia para compreender as necessidades dos outros de um
modo afetivo e responder de uma maneira apropriada. Por outro lado, utilizam
uma linguagem pedante ou demasiadamente formal. São literais e concretos, não
compreendem as piadas ou riem fora de tempo. Alguns são muito verbais e falam
em excesso com um tom estranho e volume elevado de voz, que acaba interferindo
nas suas interações sociais e faz com que as pessoas se afastem deles. Por esse
motivo, é muito importante proteger a criança diante de zombarias e intimidações,
educando aos seus companheiros sobre as características das crianças com
Síndrome de Asperger que as entendam melhor.
Também é importante evitar que se
isolem, já que a maioria das crianças com Asperger querem ter amigos,
ensinando-as com reagir diante diferentes situações sociais,
proporcionando-lhes um repertório de respostas para usar nas diferentes
situações, já que as crianças com Síndrome de Asperger não possuem intuição ou
instinto social e devem aprender habilidades sociais de um modo intelectual. Marisol Nuevo - Redatora de Guiainfantil.com
https://br.guiainfantil.com/blog/saude/aspergerdia-internacional-da-sindrome-de-asperger/
Nenhum comentário:
Postar um comentário