25/02/2017

* 2017 - Dia Internacional do Implante Coclear

O dia 25 de fevereiro foi escolhido como Dia Internacional do Implante Coclear, porque foi o dia em que foi realizado o primeiro teste de implante auditivo em uma pessoa, pelo francês André Djuorno, em 1957. No entanto, o primeiro paciente a receber um implante (monocanal), criado pelo americano Dr. House, foi implantado só em 1972.
Dr. House e Dr. Urban com o paciente Charles Graser
Já o implante coclear multicanal, chegou ao mercado 5 anos mais tarde, em 1977, desenvolvido pelos australianos Dr. Greame Clark e Prof. Jim Patrick (o engenheiro que falou conosco via Skype no Cochlear Day).
Dr. Greame Clarck e o paciente Rod Saunders, patriarcas da Família Cochlear.

Dr. Clark percebeu que os eletrodos deveriam ficar dentro da cóclea e descobriu que poderia fazer isso usando como modelo uma folha de grama e uma concha de um caracol.

O número de implantados no mundo, hoje em dia, já passa de 400.000 usuários.
O país com a mais numerosa população de implantados do mundo são os Estados Unidos, com mais de 70.000 implantados. Já o Brasil tem apenas entre 7 e 8 mil implantados.
O implante coclear é considerado uma das 10 maiores invenções da Austrália.

A Austrália realmente reconhece o valor do implante coclear e lançou um selo postal em homenagem ao IC em 1987.

O primeiro implante coclear realizado no Brasil foi feito em 1990, no Centrinho de Bauru. O implante coclear é considerado uma das mais importantes conquistas da medicina, por ser capaz de restaurar a percepção de um dos sentidos do ser humano e é o procedimento médico com um dos melhores custo-benefício.
Apenas 7% das pessoas que são qualificadas para o implante coclear, estão ouvindo com essa tecnologia hoje em dia.


http://desculpenaoouvi.laklobato.com/2016/02/25/25-de-fevereiro-dia-internacional-do-implante-coclear-e-alguns-fatos-interessantes/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails