23/02/2017

* 2017 - Dia da Sedução

Algumas feministas consideram lamentáveis os jogos de atracção e sedução promovidos pelos mulheres. Algo que Germain Greer denunciou como sendo próprio da «mulher eunuco»: Podem ver agora a Fêmea Eunuco por todo o mundo… por todo o lado onde exista jeans azuis e coca-cola. Onde quer que vejam verniz nas unhas, baton para os lábios, braceletes e colares, a Eunuco está presente. Germain Greer, feminista australiana, The Female Eunuch Algo que é muito antigo, se levarmos em conta as palavras de Epicteto, um dos grandes filósofos romanos do passado: «Depois dos catorze anos, as mulheres não almejam mais do que a tornarem-se parceiras de cama do homem, e começam a alindar-se e a pôr nisso todas as suas esperanças».

A própria biologia e a psicologia evolucionista parecem confirmar os comportamentos femininos, acima descritos. Há instintos e reflexos primários que levam as mulheres a praticarem jogos de sedução, e a sentirem-se atraídas pelos homens poderosos, ricos (ou bonitos). Faz parte do património genético feminino.

É no entanto possível ler de uma forma menos pesada e acusativa os jogos de sedução femininos. O amor romântico é largamente um jogo assumido, ou é-o em certas ocasiões: Infeliz de mim! Que olhos o amor pôs na minha cabeça, tão opostos à verdadeira realidade? Tu, cego louco, que fizeste tu, Amor, aos meus olhos?


William Shakespeare, 1564-1616, poeta e dramaturgo inglês, Sonho de Uma noite de Verão E o mesmo acontece com o amor libertino, ou mesmo com certas amores fetichistas e sádicos. A questão não se restringe nestes casos a comportamentos femininos, nem resultam da incultura e da falta de informação. Em certa perspectiva eles são apenas parte de um jogo mais amplo, próprio do amor e de certas relações sociais.


http://cariricaturas.blogspot.com.br/2010/02/dia-da-seducao-23-de-fevereiro.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails