22/02/2017

* 2017 - Dia Europeu da Vítima de Crime


O Dia Europeu da Vítima de Crime observa-se no calendário a 22 de fevereiro. Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime.
Todos os anos milhões de crianças e de adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, sofrem nas mãos de criminosos na União Europeia. A origem da data deve-se à ação do fórum europeu (Victim Support Europe), que agrega serviços de apoio às vítimas nacionais de mais de duas dezenas de países da Europa. Em Portugal as iniciativas deste Dia Europeu da Vítima de Crime estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que costuma comemorar o dia com seminários, entre outros projetos, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das vítimas de crimes.
A APAV está responsável por prestar apoio emocional, psicológico, social e jurídico às vítimas de crime em Portugal nos seus variados gabinetes de apoio à vítima espalhados pelo país.
A sua linha de apoio (116 006) gratuita e confidencial equivale ao número europeu de apoio à vítima. Para assinalar esta data é também revelado um relatório anual com estatísticas da linha de apoio à vítima.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-da-vitima-de-crime/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails