18/02/2017

* 2017 - Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Hoje (18) é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. No Brasil o número de pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso vem crescendo e com isso os problemas sociais também aumentam. Beber demasiadamente é prejudicial em vários aspectos, pois traz prejuízos sérios para saúde como: câncer, cirrose entre outras doenças, destrui famílias e a vida social de quem bebe. Além de ser responsável por 50% dos acidentes de trânsito, segundo o Detran. 
A data é importante para discutir questões como: quais são as implicações físicas e mentais do alcoolismo? Quem responde a pergunta é o o médico homeopata, Ícaro Alcântara. O médico explica que o álcool afeta, principalmente, o cérebro, o sistema cardiovascular (coração e circulação sanguínea), o fígado, os rins, o estômago e os músculos. Ele diz ainda que pode aumentar o risco de inflamação no organismo e o risco de desenvolver câncer.

Segundo Ícaro Alcântara, o álcool possui quatro mecanismos básicos para lesar um indivíduo: "a lesão direta pela intoxicação alcoólica, a lesão por aldeído, uma substância que vem do processo de desintoxicação do fígado, e que também é tóxica. O álcool [também] gera desidratação e desnutrição", diz.
Ele destaca que é importante que as pessoas melhorem os seus hábitos de vida: tenham uma alimentação adequada com mais ingestão de água, respirar e dormir direito e praticar exercícios físicos.
O médico homeopata comenta que após essa restauração, alguns organismos se fortalecem, a ponto do consumo de álcool diminuir e a pessoa conseguir com o organismo mais forte, depender menos do álcool.

http://radios.ebc.com.br/amazonia-brasileira/edicao/2016-02/no-dia-nacional-de-combate-ao-alcoolismo-especialista-fala-sobre
http://www.planvale.com.br/vida-saudavel/1888/dia-nacional-de-combate-ao-alcoolismo

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Dalva me chamo Larissa estou concluindo meu projeto sobre alcoolismo ser um problema social e gostaria de saber se tem alguma explicação porque sua 18 /02 é contra o alcoolismo se tem alguma motivação por ser expecificamente este dia?
Meu email é laridec.iza@gmail.com
Desde já agradeço seu blog me ajuda muito.

Related Posts with Thumbnails