06/02/2017

* 2017 - Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, milhões de mulheres e raparigas, na União Europeia e em todo o mundo, são submetidas à prática brutal da Mutilação Genital Feminina (MGF) e muitas outras correm o risco de serem vítimas desta prática. O dia 6 de fevereiro foi consagrado, pela Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina. Esta jornada de sensibilização a nível mundial é uma boa ocasião para se reafirmar o compromisso no sentido de erradicar esta prática extremamente lesiva que constitui uma violação grave dos direitos humanos e reflete a desigualdade entre os sexos, evidenciando a discriminação contra as mulheres. Declaração do Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin.
A cada ano, mais de três milhões de mulheres e meninas correm o risco de mutilação ou corte genital. Essa prática tem graves efeitos sobre a saúde, imediatos e a longo prazo, e constitui uma clara violação de direitos humanos fundamentais. Existem em todo o mundo entre 100 e 140 milhões de pessoas que foram vítimas de mutilação ou corte genital feminino. O fato se transformou em um problema mundial e requer soluções imediatas e bem definidas.
O UNFPA e o UNICEF colaboram no apoio às comunidades para por fim à mutilação ou corte genital feminino. Graças à colaboração dos governos, organizações da sociedade civil, líderes religiosos e grupos comunitários, estamos alcançando reais progressos. Mais de oito mil comunidades na Etiópia, Egito, Quênia, Malí, Mauritânia, Senegal, Burkina Faso, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Djibuti, Eritréia e Somália abandonaram essa prática.
As normas sociais e as práticas culturais estão mudando, e as comunidades estão se unindo com o objetivo de proteger os direitos das meninas e das mulheres. No Dia Internacional da Tolerância Zero com a Mutilação Genital Feminina, o UNFPA e o UNICEF renovam seus compromissos em prol da eliminação de tal prática. Fazemos um chamado à comunidade mundial para que se some a nós nesta iniciativa de importância crítica.
Atuando juntos, podemos eliminar a mutilação ou o corte genital feminino e ajudar milhões de meninas e mulheres a ter vidas mais saudáveis e plenas e alcançar seu potencial.
https://www.cig.gov.pt/event/dia-internacional-da-tolerancia-zero-contra-a-mutilacao-genital-feminina/
http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/noticias/2012/138-dia-internacional-da-tolerancia-zero-com-a-mutilacao-genital-feminina

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails