15/08/2016

* 2016 - Dia de Assunção de Nossa Senhora

Esta data cristã celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. De acordo com os relatos bíblicos, Maria teria morrido durante o sono em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. No Brasil, o dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado municipal na cidade de Fortaleza, pelo fato de ser considerada a padroeira da capital cearense. A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também aderiu ao feriado municipal de Nossa Senhora da Assunção através da Lei nº 1.327, de 08/02/67.

Assunção de Maria torna-se para nós um sinal de esperança certa e de consolação! Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade...» (Lc 1, 39). As palavras deste trecho evangélico fazem-nos vislumbrar, com os olhos do coração, a jovem de Nazaré a caminho da cidade da Judeia, onde morava a sua prima, para lhe oferecer os seus serviços. Aquilo que nos surpreende acima de tudo, em Maria, é a sua atenção repleta de ternura pela sua parente idosa.
Trata-se de um amor concreto, que não se limita a palavras de compreensão, mas que se compromete pessoalmente numa verdadeira assistência. À sua prima, a Virgem não dá simplesmente algo que lhe pertence; Ela dá-se a si mesma, sem nada exigir como retribuição.
Ela compreendeu de maneira perfeita que, mais do que um privilégio, o dom recebido de Deus constitui um dever, que a empenha no serviço aos outros, na gratuidade que é própria do amor.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails