26/08/2016

* 2016 - Dia Internacional da Igualdade Feminina

Entre todas as formas de discriminação sofridas pelas mulheres, a violência física é a mais agravante, embora ainda as pesquisas revelem que os salários dos homens são maiores do que os das mulheres, e que eles são a maioria nos cargos de chefia, ainda assim conseguimos avançar ao longo da história.
Duas das sete Constituições consolidadas no Brasil: A primeira (1824) é omissa quanto à mulher que não tinha direito ao voto, não podia se candidatar e os direitos sociais estavam voltados exclusivamente aos homens; Já a Constituição de 1988 consolidou a igualdade entre os sexos; a proibição de distinções de qualquer natureza, bem como a igualdade de direitos e deveres independente de cor, raça e sexo. Por volta dos anos 80 foram criadas delegacias especiais de atendimento às mulheres, centros de saúde e abrigos para atender as mulheres vítimas de violência física.
Porém o fato de existir resistência aos novos valores conquistados fez com que nós, mulheres do movimento sindical, investíssemos na conscientização das questões da discriminação e da violência nas fábricas, nas empresas e no próprio meio sindical, solicitando especialmente a participação dos companheiros homens, para que abracem esta luta também.
O objetivo é caminhar em direção ao fim do Dia Internacional da Igualdade Feminina, que de fato ela seja alcançada e que então possamos avançar nas questões que envolvem os direitos e deveres dos trabalhadores e trabalhadoras, reivindicando de forma igualitária melhores condições de trabalho e emprego. Fonte: FSindical.org:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails