30/08/2016

* 2016 - Dia do Vendedor Lojista

A profissão de vendedor é uma das mais antigas da história, pois desde o período que não existia sistema monetário, as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos. A profissão surgiu com os caixeiros-viajantes, que eram os profissionais que viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito bem vista, e os caixeiros-viajantes eram, geralmente, pessoas que não tinham muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. Ainda não existiam estabelecimentos hoteleiros, então os vendedores, durante suas viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam quartos.
Daí surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram chamados. Com o passar do tempo e com a industrialização e conseqüente urbanização, a profissão foi ganhando mais status, e a diversidade de produtos oferecidos também colaborou para que o vendedor fosse mais bem visto na sociedade. Daí em diante, o comércio só progrediu, e ganhou muito espaço na economia mundial. Muitas técnicas e métodos de venda foram sendo criados, a partir daí se dá o surgimento do Marketing, que é a área profissional especializada em pesquisas de mercado e em estratégias de apresentação e venda dos produtos e serviços, sempre baseadas em dados concretos relacionados com o público-alvo e o produto. O vendedor é responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, do prazo e das condições de pagamento, dos descontos, etc.

Quais as características interessantes para ser um vendedor?
* paciência
* responsabilidade
* honestidade
* simpatia
* capacidade de se relacionar com as pessoas
* capacidade de comunicação
* visão de projeto
* capacidade de organização
* capacidade de negociação
* capacidade de observação
* flexibilidade
* agilidade
* raciocínio rápido
* destreza

Principais atividades de um vendedor
* entender o produto ou serviço, e analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de vendas
* dependendo da especialização ou da forma de trabalho do vendedor, ele pode realizar o atendimento do cliente que entra na loja, ou pode sair atrás dos clientes. Nesse segundo caso, o vendedor elabora também uma estratégia itinerária, visando ocupar seu tempo da melhor forma possível
* no caso do vendedor externo, organizar uma agenda de principais clientes
* organizar pedidos
* negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos
* organizar as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de cada caso

* emitir nota fiscal de compra e registrar a venda do produto
http://www.proparnaiba.com/redacao/30-de-agosto-dia-do-vendedor-lojista.html

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