30/08/2016

* 2016 - Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Nº 4

A forma de qualificar uma pérola não é diferente da forma como se avalia as pedras preciosas. Os parâmetros considerados além do tamanho, qualidade da superfície e brilho... é a esfericidade e simetria. A combinação destas características, determina o valor da pérola. Para os joalheiros o ponto principal é o brilho, na seqüência o tamanho e depois o formato.
Um teste prático, fácil e bem popular para verificar se uma pérola é verdadeira ou artificial é raspá-la entre os dentes, de preferência nas bordas dos frontais, que são os mais sensíveis. A pérola verdadeira apresenta uma textura ligeiramente arenosa, por sua própria formação. A pérola artificial é lisa e escorregadia.
Bem... tanto a pérola como a madrepérola, pelo fato de ambas serem constituídas de produto orgânico, demandam de CUIDADOS ESPECIAIS, veja:   
 

* A madrepérola pode fragmentar-se se acaso sofrer queda;
* Ambas temem suor, álcool, ácido, areia / produto abrasivo e produtos de limpeza de modo geral;
* As pérolas devem ser usadas regularmente, o uso aumenta a sua beleza, porque em contato com a sua pele, ela irá se hidratar de novo e assim conservará todo o seu brilho e qualidade.
* Colar de pérolas e/ou madrepérolas deve ser montado novamente a cada ano ou de acordo com a freqüência de uso. A transpiração e umidade da pele penetram o fio que as prende e faz com que apodreça e se rompa. Conforme o caso, até as pérolas podem ser prejudicadas.

* É aconselhável trocar o cordão de um colar de pérolas a cada 2 anos. Se vocês mesma for trocá-lo, passe no novo cordão uma camada fina de esmalte de unhas incolor e deixe secar completamente. Isso deixará o cordão mais firme.
* Evite raspar a peça ao apoiá-la em superfícies rústicas... evite esbarrá-las em paredes e afins;
* Evite usá-las em dias muito quentes ou expô-las ao sol;
* Evite usar jóias para treinar/malhar, realizar tarefas domésticas, entrar no mar ou piscina ou mesmo dormir com suas jóias.
* Guarde-as longe do atrito com outras jóias, em saquinhos de veludo ou tecido delicado;

* Lave bem as mãos antes de colocar ou remover suas jóias, especialmente se tiver passado hidratante.
* Não é possível garantir a vida de uma pérola por um tempo determinado, mas estima-se que possa alcançar de 100 a 150 anos. Exemplares de várias centenas de anos... se mantêm ainda com boa aparência.
* Não guarde as suas pérolas num móvel de madeira (risco de desidratação), e ainda menos quando esse móvel é em compensado (presença de formol).
* O melhor é retirar seus anéis ao lavar as mãos. Para evitar perdê-los, prenda-os nos lábios enquanto lava as mãos.
* Para sua limpeza use pano úmido... limpe-as sempre após o uso, antes de guardá-las;
* Perfumes e cremes... ambos devem ser usados minutos antes de colocá-las;
* Se você tiver que manter a sua pérola em um móvel ou um cofre por vários meses, ela poderá perder umidade, então, coloque um copo d’água a seu lado.

* Sempre que possível, leve suas pérolas verdadeiras para tomar um “ar” na praia, elas ficarão mais brilhantes.

* Somente coloque suas jóias após ter passado maquiagem ou perfume (e este já tiver secado na pele). Evite o contato da jóia com laquê, perfume ou xampu.

* Uma pérola não pode ser exposta a uma fonte de calor muito forte ou se for mantida por anos em condições muito secas, como em saco plástico fechado ou em um cofre.
FONTE:
HS Pedras Pérolas, Acessórios & Jóias - http://www.hspedrasperolas.com.br.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails