O Dia Nacional do
Outdoor em 31 de agosto de cada ano, é uma comemoração extraoficial de
brasileiros, que tem sido bastante festejada pela categoria em todo o Brasil. Essa
data comemorativa tem por fim, marcar a data da fundação da Central de Outdoor,
que foi oficialmente constituída em 31 de agosto de 1977 na sede da agência
brasileira de propaganda, Local Publicidade Limitada, na cidade brasileira de
São Paulo-SP, sendo inicialmente formada por 11 empresas do setor, mas que
atualmente representa cerca de 1.321 empresas do segmento outdoor em todo o
Brasil.
A fundação da Central de Outdoor se deu pela iniciativa das seguintes
empresas: Alvo Exibidora de Cartazes e Painéis Ltda., Colagem Propaganda S/C,
Época S/A Empresa de Publicidade, Espaço Propaganda Ltda., Exibição Propaganda
Ltda. S/C., L&C Cartazes Murais Ltda., Local Publicidade Ltda., Pintex Organização
de Publicidade, Publicidade Karvas Ltda., Publicidade Klimes São Paulo Ltda., e
Publix Ltda. Para conhecimento, no Brasil, Outdoor é a designação popular de um
painel de mídia exterior e de grandes dimensões, sobretudo em placas modulares,
disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas
empenas de edifícios nas grandes cidades. A palavra outdoor é de origem inglesa
e, em inglês, tem sentido totalmente diverso do seu significado em português.
Billboard é a palavra inglesa para qualquer referência a propaganda em painéis,
letreiros luminosos, letreiros em paredes, muros etc... com exposição ao ar
livre ou à margem das vias públicas.
Contudo, é importante ressaltar que
atualmente existem padrões, e nem toda mídia exterior é comercialmente chamada
de outdoor. Painéis rodoviários, empenas, bandeiras, lonas, frontlights,
backlights e totens, são outros exemplos de mídia exterior, popular e
erroneamente chamadas de outdoor no Brasil.
No início desta década, mais de 6% do investimento em
propaganda era destinados ao outdoor. Já em 1976, esse número chegava ao fundo
do poço, caindo para apenas 0,8%. Não era difícil perceber que alguma atitude
deveria ser tomada. E o embrião da Central de Outdoor veio a nascer na cidade
brasileira do Rio de Janeiro-RJ. Na época, o maior anunciante do meio era a
Souza Cruz, que comprava 24 quinzenas anuais, tendo direito assim a condições
especiais de negociação.
Tal negociação era
realizada, de um lado, com todas as empresas exibidoras de outdoor do Rio de
Janeiro. Do outro lado, com uma divisão do cliente que se chamava Central de
Mídia Souza Cruz. Desta forma, para efeito de negociação, as exibidoras
cariocas passaram a se denominar perante o cliente, Central de Outdoor de
Comercialização. Mas era apenas uma denominação, praticamente um apelido, pois
não havia efetivamente uma estrutura de organização. Fica claro então, que esta
Central de Outdoor nada mais tem a ver com aquela antiga Central de Outdoor de
Comercialização, estabelecida no Rio de Janeiro com o fim específico de negociar
com a Souza Cruz. Apenas para ilustrar, na cidade brasileira de São Paulo-SP,
existem entre 7 e 8 milhões de anúncios nas ruas [indicativos ou
publicitários]. Desse total, apenas 7 mil são outdoors pertencentes às
exibidoras afiliadas à Central de Outdoor, todos identificados em termos
publicitários e cadastrais. Todas estas características constituem o grande
diferencial das exibidoras afiliadas à Central de Outdoor, qualificando seus
quadros como " o verdadeiro outdoor ".
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