29/08/2016

* 2016 - Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Nº 3

Tipos de Pérolas...
        
Pérola Barroca, toda aquela que tem formato irregular ou não totalmente esférico. Essa forma diferenciada é fruto do mecanismo de defesa da pérola, ou seja, ela expele vários gases, tem o seu núcleo decomposto, deixando-o irregular. São produzidas em água doce e também em água salgada...
Pérola Biwa, tem o mesmo nome da ostra, é considerada como sendo a melhor pérola de água doce...

Pérola Akoya é a clássica pérola japonesa cultivada, que também recebe o nome da ostra que a produz (Akoya Gai). Além do Japão, China e Coréia também a produz em grande escala (como dito acima, são de água salgada).

Pérola South Sea é um dos tipos mais cobiçados, pois é a maior e a mais valiosa que existe! São pérolas com características únicas, que as distinguem dos outros tipos de pérola. São grandes e podem atingir até 20,00mm. Isto acontece porque a ostra que a produz (a Pinctada Máxima), tem tamanho avantajado e vive somente em uma pequena área do oceano conhecido como South Sea. Essa área privilegiada, localizada entre os oceanos Índico e Pacífico, é extremamente limpa e recheada de plâncton, principal alimento da Pinctada Maxima. Além disso, o nácar de alta qualidade é extremamente grosso, variando entre 2,00 - 6,00 milímetros, comparados a 0,35 - 0,70 milímetros das também admiradas pérolas japonesas Akoya; também apresentam tons sutis de branco, cinza e ouro, raros em outros tipos de pérolas... além de diversos formatos: redondas, ovais, gotas, barrocas... deformadas, enfim. Evidentemente, as perfeitamente redondas são mais raras e, portanto, as mais valiosas!

Pérola do Taiti, também conhecida como “Pérola Negra do Taiti”, cresce nas águas da Polinésia Francesa. Sua cor pode variar do cinza ao preto com reflexos vermelhos, verdes ou azuis. A ostra que a produz, pode ser encontrada nas ilhas Cook, Fiji, Tonga, Samoa, Nova Caledônia, Filipinas, Panamá e Golfo do México.

 Pérola Mabe, são produzidas exatamente na concha, ou seja, não são produzidas na membrana da ostra, como as outras pérolas. Isto se dá a partir de uma “semente” na forma de um pequeno Buddha, “plantado” na parte interna da concha. Na verdade colocam-se várias delas em uma mesma concha..., neste caso, a ostra apenas os recobre com nácar. Após 6 meses a concha é colhida e as “sementes” recortadas. Os chineses vêm usando este processo desde o século XI.
Pérola Blister ou Bolha, são diferentes... Durante o processo de formação da pérola, certos movimentos podem expelir a pérola que já está quase formada. Assim, algumas se perdem, já outras, talvez pelo peso, acabam deslizando para baixo do manto. Quando isso acontece, ela é gradualmente recoberta por camadas de madrepérola, formando então, a pérola blister.

Pérola Abalone, um tipo de pérola incomum e bastante cara! Elas são consideradas por especialistas como as mais bonitas do mundo e também as mais raras. Provém de um molusco gastrópode chamado Haliotis. Essas pérolas resultam em um mix de cores oscilando entre o verde, o azul, o rosa, laranja e prata. As pérolas abalone são raras mas eventualmente simétricas. Sua forma mais comum é a de um chifre, isto devido a anatomia do molusco. Para se ter idéia da raridade dela, uma pérola abalone simétrica é 1 em cada 100.000 ocorrências. São pérolas muito valiosas... porque seu cultivo é dificílimo. Demanda de um trabalho metódico e altamente cauteloso, de modo que a tentativa não resulte na morte desta espécie de molusco.
Pérola de Cortez, outra pérola que tem uma aparência bastante distinta. Elas são oriundas do Golfo da Califórnia e seu nome deriva do explorador Hernán Cortez, que foi o primeiro a explorar a área em busca do “mar de pérolas”. Elas se originam de dois moluscos da costa do Pacífico: “Panamic Black-Lipped Oyster ” ou “Madreperla”, (Pinctada Mazatlanica) e o “Rainbow-Lipped Oyster ” ou “Concha Nácar”, (Pteria Sterna), ambos capazes de produzir perolas de rara beleza.
FONTE: 
HS Pedras Pérolas, Acessórios & Jóias - http://www.hspedrasperolas.com.br.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails