19/08/2016

* 2016 - Dia Nacional do Historiador

Foi aprovada, em dezembro de 2009, lei que institui o Dia Nacional do Historiador. A lei tem origem em projeto de lei do senador Cristovam Buarque, elaborado em 2007 e identificado como PLS 570/2007.
Aprovado no Senado em setembro de 2008, o projeto passou a tramitar na Câmara dos Deputados, transformando-se no PL 4102/2008. Conforme o projeto original, a data seria comemorada em 12 de setembro. Contudo, ao receber emenda do senador Augusto Botelho, a data foi alterada para 19 de agosto, dia de nascimento de Joaquim Nabuco. Dia Nacional do Historiador (LEI Nº 12.130 de 17/12/2009).
O Historiador é o profissional que estuda uma determinada época ou sociedade, tendo em conta as características econômicas, sociais, culturais e políticas da mesma. Não raro, trabalha em parceria com outros profissionais, tais como arqueólogos, professores e paleontólogos.

As suas principais funções são as seguintes:
Recolher informações e documentos sobre uma época ou sociedade;
Analisar e interpretar os dados recolhidos;
Escrever artigos, textos e livros sobre as suas descobertas;
Organizar eventos expositivos e outro tipo de projetos.
Em geral, pode-se encontrar historiadores trabalhando em museus, núcleos arqueológicos, bibliotecas, arquivos públicos, escolas, institutos, universidades e em outros locais.

https://explicatudo.com/o-que-faz-um-historiador

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails