01/01/2017

2017 - Ano Novo


O ano novo é o nome que se dá a comemoração da passagem de um ano para o outro. Geralmente a celebração de ano novo ocorre começa na véspera da data. No mundo ocidental, incluindo o Brasil, o ano novo acontece em 1 de Janeiro. Dia da Confraternização Universal e da Paz Em 1968 o papa Paulo VI sugeriu que no dia de ano novo também fosse celebrado o dia universal da paz, que tinha como objetivo celebrar a paz e o amor entre as pessoas. Para o papa Paulo VI a data não deveria ser uma data só para católicos, mas para pessoas de todas as religiões. A partir de 1981 a ONU instituiu o dia 1 de Janeiro, como o Dia da Confraternização Universal, que passou a ser uma data celebrar como um momento de reflexão sobre o que queremos para o próximo ano, bem como a troca de mensagens de paz, felicidade, saúde e prosperidade.
A Origem da Celebração de Ano Novo
A comemoração do ano novo em 1 de Janeiro tem origem no calendário gregoriano e em um decreto do Imperador de Roma Julio Cesar e data de 46 a.C., em que determinava a data como uma celebração ao deus Jano, deus dos portões. Daí se origina o mês de Janeiro. Os meses do ano como conhecemos são utilizados desde 700 a.C., porém a celebração do ano novo foi diversas vezes alterada, isso também se deve ao fato de várias culturas terem datas diferentes para contagem dos anos, porém mais recentemente com a expansão da cultura ocidental a data de 1 de Janeiro tornou-se majoritária nos países que a compõem.
Ano Novo no Brasil
Em países como o Brasil, Espanha, Itália, Reino Unido e outros, a data de 1 de Janeiro é um feriado nacional e geralmente é comemorada com muita festa. Na maior parte desses países ocorre a comemoração da virada do ano de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, com muitos fogos de artifício, que se tornaram tradição em muitos lugares, como no Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados. Existem também diversas profecias e crenças que envolvem a passagem de ano, como por exemplo simpatias para ter sorte, amor, dinheiro indo até profecias como a famosa virada do milênio, prevista por Nostradamus, que acreditava-se que o mundo poderia acabar na virada de 1999 para o ano 2000. Cada país possui suas tradições. O brasileiros possuem o costume de realizar algumas simpatias para que o próximo ano seja cheio de bons acontecimentos. Entre elas estão pular sete ondas, comer uvas, lentilhas, usar lingeries de determinadas cores e mais.  
O Ano Novo em outras culturas
Na China a comemoração da passagem de ano é feita geralmente entre o final de janeiro e começo de fevereiro, pois é utilizado o calendário lunar, sendo que cada ano tem um animal que representa um ciclo. Já os judeus comemoram o ano novo entre setembro e outubro, no primeiro dia do mês de Tishrei do calendário judaico. Nos países de religião Islâmica, o ano novo sempre ocorre em maio, que é o mês que ocorreu a emigração, quando o profeta Maomé se mudou da Cidade de Meca para Medina, a partir daí o povo islâmico passou a contar os anos, sendo que isso ocorreu em 622 d.C.
http://www.calendariobr.com.br/ano-novo#.WFME3VMrKG4

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails