31/01/2017

* 2017 - Dia do Engenheiro Ambientalista

No dia 31 de Janeiro celebra-se o dia do Engenheiro Ambiental. Uma data de comemoração para os que escolheram esta profissão onde só permanece e prospera quem realmente tem uma visão holística sobre as questões ambientais que o rodeiam. Esta característica diferencia o profissional de Engenharia Ambiental em relação aos outros. É a visão que influencia o modo como a linha da base, o processo de planejamento, assim como o resultado final será descrito e compreendido.
O planejamento é fortemente determinado pela visão com a qual é concebido. Contudo, se os Engenheiros Ambientais possuem esta característica essencial para o planejamento, por que o número destes profissionais atuando e/ou sendo consultados por empresas e órgãos públicos, diante dos problemas ambientais que vemos todos os dias, embora crescente, ainda é pequeno? Um exemplo atual é a crise hídrica que estamos vivendo.
Ora, sabemos que a maior parte dos problemas relacionados aos recursos hídricos, tem como causas principais a sua má utilização e, destacadamente, a falta de planejamento. O Engenheiro Ambiental entende com clareza que os recursos naturais estão interligados e são dependentes. Ou seja, quando o curso de um rio é alterado para levar esgotos para longe de uma determinada área, acaba por poluir outra.
Da mesma forma, a impermeabilização do solo em uma região provoca o escoamento de águas para outra, que passa a sofrer com enchentes. É notável entender que o desmatamento é um fator de peso na crise hídrica, e que as áreas ribeirinhas precisam ser recuperadas e preservadas para que se tenha disponibilidade dos recursos hídricos. Se imaginássemos um cenário onde os órgãos públicos na sua maioria contassem com um Engenheiro Ambiental atuante, que participasse das ações de planejamento e execução de atividades voltadas ao ambiente, será que esse cenário seria o mesmo que o atual?
É difícil afirmar que seria diferente, mas boa parte da resposta se encontra nos conhecimentos e visão do Engenheiro Ambiental, e a sua capacidade de transformar estes itens em tecnologia a serviço do homem e do meio ambiente.
Não podemos afirmar que todos os problemas relacionados à crise hídrica seriam resolvidos por Engenheiros Ambientais, mas sabemos que a diversidade de ações que desencadeiam efeitos adversos ao ambiente tem demonstrado a necessidade de profissionais capacitados tecnicamente e que entendam a relação entre meio ambiente, desenvolvimento e sociedade. Em suma, o Engenheiro Ambiental sabe (com fundamentação bem estruturada) que a crise hídrica está relacionada a falta de tecnologias e investimentos nos profissionais que além de capacitados, amam o que fazem, e não em São Pedro e “dança da chuva”.
 O Engenheiro Ambiental aprende desde cedo que é capaz de inovar e adaptar os obstáculos impostos pela natureza, pois esta é a natureza desse profissional.
http://www.aneam.org.br/index.php/noticias/internas/item/3801-31-de-janeiro-dia-do-engenheiro-ambiental

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails