25/01/2017

* 2017 - Dia do Carteiro

O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro e homenageia uma profissão mais antiga do que muitos imaginam. Em 2013 se comemoram 350 anos de atividade postal no Brasil.
Mensageiros sempre existiram, desde a antiguidade, mas a profissão de carteiro como a conhecemos hoje , é bem mais recente. Apesar de muitas mensagens hoje em dia serem enviadas eletronicamente, o carteiro continua desempenhando um papel fundamental na sociedade atual.

Origem do Dia do Carteiro
O dia 25 de janeiro foi escolhido como Dia do Carteiro porque foi nessa data que o Correio-Mor foi criado, no ano de 1663. Luiz Gomes da Matta Neto foi o nome do primeiro "carteiro" do Brasil.
Ele já atuava como Correio-Mor em Portugal, passando depois a ser o responsável no Brasil pela troca de correspondências da Corte portuguesa. A profissão de carteiro tal como a conhecemos hoje, só apareceu em 1835, quando começaram a entregar correspondência nos domicílios. Até essa data as pessoas usavam mensageiros, bandeirantes ou escravos para levarem suas mensagens de um lugar para o outro. Hoje, existem cerca de 50 mil carteiros trabalhando nos Correios do Brasil.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-carteiro/
http://www.calendariobr.com.br/dia-da-cidade-de-sao-paulo#.WFMIulMrKG4

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails